Hoje, Foco narrativo é um tema que ganhou relevância sem precedentes em diferentes áreas da sociedade. Da política à tecnologia, ciência e cultura, Foco narrativo tornou-se um ponto de interesse comum para pessoas de todas as idades e culturas. A importância de compreender e analisar Foco narrativo reside no seu impacto significativo na nossa vida quotidiana, bem como no futuro da humanidade. Neste artigo exploraremos as diversas facetas de Foco narrativo, analisando as suas implicações, desafios e oportunidades, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente deste fenómeno que não deixe ninguém indiferente.
Foco narrativo designa aquele que narra em uma história (narrador ou eu-lírico). O estudo do foco narrativo esclarece o leitor a respeito do ponto de vista a partir do qual é feita a narração. Quando o narrador é uma das personagens, dizemos que o foco narrativo é em primeira pessoa; quando não é uma das personagens, estando, portanto, fora da história, dizemos que o foco narrativo é em terceira pessoa.
>>> O Narrador-Personagem é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro dela, isto é, ele, de alguma forma, participa do enredo, sendo um dos personagens. A narração da história se dá em primeira pessoa do singular ou do plural ("eu" ou "nós"). Pode-se classificar o Narrador-Personagem em:
>>> Uma das características de ambos os focos narrativos é a possibilidade de fazer comentários sobre a sua vida e a vida dos personagens ou sobre o cenário da narrativa. O narrador que faz este tipo de comentário chamado de Intruso; o que não o faz, de Neutro.
João Felipe Brandão Jatobá (14 de Dezembro de 2007). «Foco Narrativo». Ofício Literário. Consultado em 8 de Janeiro de 2008