Fonação

Neste artigo, será explorado o impacto de Fonação na sociedade contemporânea. Desde o seu surgimento, Fonação tem despertado contínuo interesse e debate em diversos campos, seja na política, na cultura popular, na ciência ou no dia a dia das pessoas. Ao longo dos anos, Fonação tem sido alvo de estudos e pesquisas que tentaram compreender a sua influência na forma como nos relacionamos, pensamos e operamos no mundo. Sem dúvida, Fonação tem sido protagonista de importantes transformações, gerando polêmicas, admirações e reflexões que o posicionam como um tema relevante na atualidade. Neste sentido, será interessante analisar os diferentes aspectos que envolvem Fonação e o seu impacto na sociedade contemporânea.

A fonação é o trabalho muscular realizado para emitir sons inteligíveis, isto é, para que exista a comunicação oral. O grande objetivo da fonação é a articulação de palavras, através do processo pelo qual se modifica a corrente de ar procedente dos pulmões e da laringe nas cavidades supraglóticas como consequência das mudanças de volume e de forma destas cavidades.

O conjunto das cavidades supraglóticas é dividido em três partes: a faringe, a cavidade bucal e a cavidade nasal.

O sistema fonético vincula-se com outros sistemas. A interação destes é parte ativa na função fonética, que é regulada pelo sistema nervoso central e periférico.

Ver também