Forte de Cupão

Neste artigo exploraremos o fascinante mundo de Forte de Cupão, abordando diferentes aspectos e perspectivas relacionadas a este tema. Desde a sua origem e história, até às suas implicações na sociedade atual, iremos aprofundar-nos numa análise detalhada que nos permite compreender a importância e relevância de Forte de Cupão no nosso contexto. Através de diversas investigações e testemunhos, daremos voz a especialistas e pessoas relacionadas com Forte de Cupão, com o objetivo de oferecer uma visão completa e enriquecedora sobre este tema. Da mesma forma, refletiremos sobre o seu impacto em diferentes áreas e exploraremos possíveis cenários futuros relacionados com Forte de Cupão.

O Forte de Cupão,[1] também referido como Fortaleza de Cupão localizava-se em Cupão, em Timor Ocidental, na província de Sunda Oriental, na Indonésia.

História

Frades Dominicanos de língua portuguesa ergueram, em 1642, uma fortificação rudimentar para defesa da Missão que então estabeleceram em Cupão.

Posteriormente, em 1647, forças portuguesas iniciaram a construção de uma nova fortificação, de maior porte, para defesa daquele porto, considerado um dos melhores da ilha. Dois anos mais tarde (1649 este forte encontrava-se sob o comando do capitão-mor Francisco Carneiro.

Em 1653 essa posição foi conquistada por forças da Companhia Neerlandesa das Índias Orientais, vindo o forte a ser renomeado como Forte Concórdia. Os portugueses de Cupão transferiram, a partir de então, as suas operações para Lifau, em Timor-Leste.

Referências

  1. Vaz 1964, p. 17.

Ver também

Bibliografia

  • Vaz, Joaquim Ferraro. Moeda de Timor. Macau: Banco Nacional Ultramarino 

Ligações externas