Forward guidance

No mundo atual, Forward guidance é um tema que gera grande interesse e discussão em diversas áreas. A sua relevância transcende fronteiras e o seu impacto faz-se sentir na sociedade, na economia e na cultura. A importância de Forward guidance levou a que fosse cuidadosamente investigado e analisado para melhor compreender as suas implicações e consequências. Neste artigo exploraremos o tema Forward guidance sob diferentes perspectivas, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente e enriquecedora. Desde as suas origens até ao seu estado atual, passando pelos seus possíveis cenários futuros, Forward guidance é um tema que não deixa ninguém indiferente, por isso é fundamental abordá-lo de forma profunda e ponderada.

Em macroeconomia, forward guidance, prescrição futura ou orientação futura é o nome da política monetária na qual um banco central divulga periodicamente na imprensa suas previsões e seus prognósticos, de modo a influenciar as expectativas do mercado quanto ao nível dos juros reais futuros.[1]

Esta política monetária pode influenciar o mercado imediatamente após seu anúncio, como estimado [2] no episódio da 232ª reunião do Copom, na qual previu-se uma redução de até 0,25 pontos percentuais na curva dos juros DI-futuros com maturação de 2 anos, através de uma regressão de dados entre julho e setembro de 2020, possivelmente graças à forward guidance.

=

Referências

  1. BCE, Banco Central Europeu. «What is Forward Guidance?». Consultado em 8 de janeiro de 2025  (em inglês)
  2. Bacen, Banco Central do Brasil. «Estimação dos efeitos do forward guidance na curva de juros» (PDF). Consultado em 9 de janeiro de 2025  (em português brasileiro)