Frank Borghi

Hoje em dia, Frank Borghi é um tema que tem ganhado grande relevância na sociedade atual. Num mundo cada vez mais globalizado e conectado, Frank Borghi tornou-se um tema de interesse para uma ampla gama de pessoas. Desde profissionais e académicos ao público em geral, o interesse pela Frank Borghi tem vindo a aumentar e a sua importância tem-se refletido em diversas áreas da vida quotidiana. Seja no local de trabalho, na esfera social, tecnológica ou cultural, Frank Borghi teve um impacto significativo na forma como nos relacionamos e entendemos o mundo que nos rodeia. Neste artigo exploraremos detalhadamente a importância de Frank Borghi e sua influência na sociedade atual.

Frank Borghi
Informações pessoais
Data de nascimento 9 de abril de 1925
Local de nascimento St. Louis, Estados Unidos
Data da morte 3 de fevereiro de 2015 (89 anos)
Local da morte St. Louis, Estados Unidos
Altura 1,81 m
Informações profissionais
Posição Goleiro
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
Estados Unidos St. Louis Simpkins-Ford
Seleção nacional
1949-1954 Estados Unidos Estados Unidos 9 (0)

Frank Borghi (St. Louis, 9 de abril de 1925 - St. Louis, 3 de fevereiro de 2015) foi um futebolista estadunidense que atuava como goleiro.

Carreira

Defendeu por 9 vezes a Seleção Norte-Americana, sendo titular na Copa do Mundo de 1950, participando da histórica vitória por 1 x 0 sobre a Inglaterra. Sua derradeira partida com a camisa dos EUA foi contra o México, pelas eliminatórias da Copa de 1954, a qual os norte-americanos não conseguiram a classificação - o país voltaria a um Mundial apenas em 1990. Foi incluído no Hall da Fama do futebol dos EUA em 1976.[1]

No filme Duelo de Campeões, que retrata a história por trás do jogo, é mostrado como o líder da comunidade italiana na equipe e é interpretado por Gerard Butler (mais conhecido como o Rei Leônidas de 300 e por ser o par de Hilary Swank em P.S. I Love You). Faleceu aos 89 anos de idade, em sua cidade natal.[2]

Borghi era médico e esteve na Segunda Guerra Mundial. No regresso aos Estados Unidos recebeu condecorações e meteu-se no baseball. Mais tarde interessou-se pelo futebol.

Referências

  1. «Elenco na Copa de 50». Consultado em 13 de fevereiro de 2016 
  2. «St. Louis Soccer Legend Frank Borghi Dies». 3 de fevereiro de 2015 

Ligações Externas

Perfil no Soccerhall