Fulannu

Neste artigo vamos explorar o fascinante mundo de Fulannu, abordando seus diferentes aspectos e peculiaridades. Da sua origem à sua evolução, passando pelo seu impacto na sociedade e pela sua relevância hoje, mergulharemos num percurso que nos permitirá compreender plenamente a importância de Fulannu. Com uma abordagem multidisciplinar, analisaremos tanto as suas implicações históricas como as suas possíveis implicações futuras, oferecendo uma visão global e detalhada que nos aproximará da própria essência de Fulannu. Através deste artigo, esperamos proporcionar ao leitor uma visão enriquecedora e reveladora deste tema que, sem dúvida, não deixará ninguém indiferente.

O fulannu (também conhecido por sereendu, tambin) é uma flauta diagonal com escala diatônica, sem a embocadura sinuosa, feita a partir de uma trepadeira cônica, com apenas três buracos para os dedos, e uma embocadura retangular com duas pequenas asas de cado lado. É considerado um instrumento nacional no Oeste da África pelos povos fulas.

Referências

  • Rouget, Gilbert; James Porter (1978). «Review of The Peuls by Simha Arom». Ethnomusicology. 22 (1). pp. 224–225. Consultado em 22 de dezembro de 2007  - "This proportion is an accurate reflection of the importance of the flute among the Fula; it is, in a sense, their national instrument." ("Esta proporção é um reflexo preciso da importância da flauta entre os fulas; é, de certa maneira, seu instrumento nacional.")
  • Calabash Music. «Fula Flute». National Geographic. Consultado em 17 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2008