O _Geografia de São Vicente e Granadinas__ é um tema que tem chamado a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Desde a sua descoberta até ao seu impacto na sociedade moderna, este tema tem gerado interesse e debate em diversas áreas. Neste artigo, exploraremos os diversos aspectos relacionados a _Geografia de São Vicente e Granadinas__, desde suas origens até sua relevância hoje. Analisaremos sua influência na cultura, na ciência, na política e até no dia a dia das pessoas. Além disso, examinaremos as diferentes perspectivas e opiniões que existem em torno deste tema, com o objetivo de fornecer uma visão abrangente e detalhada da sua importância e impacto na sociedade. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e exploração sobre _Geografia de São Vicente e Granadinas__!
São Vicente e Granadinas é um país insular, localizado nas Antilhas Menores, uma região do Caribe. O país consiste na ilha principal, São Vicente e nos dois terços do norte das Granadinas, uma cadeia de pequenas ilhas, que estendem-se da ilha de São Vicente à Granada. Sua área total é de 389 Km², sendo que cerca de 88,5% (344 Km²) desse território é a ilha principal.
As ilhas que compõem o país são de origem vulcânica e com montanhas verdejantes. A mais alta é o pico Soufrière.
A geografia da ilha de São Vicente é principalmente vulcânica e montanhosa em certos pontos distantes do litoral, e seu solo tem baixos níveis topográficos, próximos ao nível do mar. Também há uma grande diferença entre os litorais de cada lado da ilha: A parte onde mais ocorrem ventos é rochosa, enquanto o lado oposto constitui-se de várias praias arenosas e possui muito mais baías.
O ponto culminante da ilha - que também é o do país - é o vulcão Soufrière, com 1234m de altura. Há várias ilhotas próximas a São Vicente, tais como a Ilha Young ou as ilhas Cow e as Calves.
Além de São Vicente, há outras ilhas principais nas ilhas Granadinas do Norte, que são, (organizadas de norte a sul):
A porção das Granadinas pertencentes a São Vicente e Granadinas inclui centenas de pequenas ilhotas. As ilhas (da cadeia) que restam são administradas por Granada.
- Terra agricultável (10%);
- Lavouras permanentes (18%);
- Pastagens permanentes (5%);
- Florestas e fontes de recursos madeireiros (36%),
- Outros (31%)(Est. 1993)
Problemas atuais: Poluição das águas e regiões costeiras por resíduos provenientes e iates luxuosos e outras efluências. Em alguns locais, a poluição é tamanha que aos banhistas, o acesso não mais é permitido.
Acordos internacionais: Além de acordos sobre a biodiversidade, o país assinou tratados sobre:
Além disso, tem sua assinatura os seguintes tratados:
Site da Ilha de Canouan: http://www.CanouanIsland.com