Go-Fushimi

Hoje, Go-Fushimi continua a ser um tema de grande interesse e relevância na sociedade atual. Seja pelo seu impacto na vida quotidiana das pessoas, pela sua influência na cultura popular ou pela sua importância na academia e na ciência, Go-Fushimi continua a ser alvo de constantes análises e debates. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Go-Fushimi, desde sua história e evolução até seu estado atual e possíveis desenvolvimentos futuros. Através desta análise, esperamos lançar luz sobre a importância e relevância de Go-Fushimi hoje e o seu impacto em diferentes aspectos da sociedade.

Imperador Go-Fushimi
Go-Fushimi
Imperador Go-Fushimi
Imperador do Japão
Período 1298 até 1301
Antecessor(a) Imperador Fushimi
Sucessor(a) Imperador Go-Nijo
Dados pessoais
Nascimento 5 de abril de 1288
Morte 17 de maio de 1336 (48 anos)

Go-Fushimi (後伏見天皇, Go-Fushimi-tennō, 5 de abril de 1288 - 17 de maio de 1336) foi o 93º imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão.[1]

Vida

Antes de sua ascensão ao Trono do Crisântemo seu nome pessoal era Tanehito. Era o filho mais velho do Imperador Fushimi. Eles pertenciam ao ramo Jimyōin-in da Família Imperial.[2] Sua mãe foi Tōin Kiko.

Tanehito foi nomeado príncipe herdeiro em 1289. Em 1298 no 11º ano do reinado de Fushimi, este abdicou em favor de seu filho que se tornou o Imperador Go-Fushimi.[2] Go-Fushimi reinou de 1298 a 1301.

Em 1301 Go-Fushimi abdica, devido a disputa com o ramo Daikakuji-in da Família Real, em favor de Go-Nijo

Em 1308 seu irmão mais novo torna-se o Imperador Hanazono, e em 1313 após seu pai Fushimi fazer tonsura e se tornar um monge budista, Go-Fushimi adota Hanazono e se torna Imperador em Clausura até 1318.

Durante o reinado de Hanazono, as negociações entre o xogunato e as duas linhagens reais resultou em um acordo para alternar o trono entre os dois ramos a cada 10 anos (o acordo Bumpo). Este acordo não durou muito tempo, uma vez que foi quebrado pelo Imperador Go-Daigo .

O Imperador Go-Fushimi morreu em 1336. Ele é tradicionalmente venerado em um memorial no santuário xintoísta em Fushimi (Quioto). A Agência da Casa Imperial designa este local como Fukakusa no Kita no misasagi o mesmo onde se encontra o mausoléu de seu pai.[1]

Daijō-kan



Precedido por
Fushimi
-- 93º Imperador do Japão
1298 - 1301
Sucedido por
Go-Nijo



Ver também

Referências

  1. a b Agência da Casa Imperial: Go-Fushimi-tennō (93) (em japonês)
  2. a b Isaac Titsingh, Annales des empereurs du japon, (em francês) Paris: Royal Asiatic Society, Oriental Translation Fund of Great Britain and Ireland pp. 274 - 275 OCLC 5850691.