A questão Gokishichidō é uma das questões mais relevantes da atualidade. O seu impacto abrange diferentes aspectos da sociedade, desde a economia à política, incluindo a cultura e a tecnologia. Neste artigo analisaremos em profundidade Gokishichidō, explorando suas origens, sua evolução ao longo do tempo e sua influência em diferentes áreas. Além disso, examinaremos mais de perto os debates e controvérsias em torno de Gokishichidō, bem como as possíveis implicações futuras deste fenômeno. Com esta análise detalhada, esperamos fornecer uma perspectiva completa e rica sobre Gokishichidō, permitindo ao leitor compreender melhor a sua relevância no mundo de hoje.
Gokishichidō (五畿七道, Gokishichidō, lit. cinco províncias e sete circuitos) eram as antigas unidades administrativas organizadas no Japão durante o Período Asuka (538–710 d.C.), como parte do sistema de direito e governo importado dos chineses. Embora essas unidades tenham perdido seu caráter administrativo depois do Período Muromachi (1336–1573), permaneceram como importantes unidades geográficas até o século XIX.[1] O Gokishichidō consistia em cinco províncias em Kinai (畿内) ou “região da capital”, mais sete dō (道) ou “circuitos”, cada um contendo suas próprias províncias.
As cinco províncias de Kinai eram áreas do entorno da capital imperial (primeiramente Heijō-kyō em Nara, posteriormente Heian-kyō em Kyoto). Elas eram:
Os sete dō ou circuitos eram unidades administrativas partindo da região de Kinai em diferentes direções. Para cada uma das sete regiões, havia uma estrada ligando as capitais de suas províncias, conectando as capitais provinciais à capital imperial. Os sete dō eram:
As estradas Gokishichidō não devem ser confundidas com as Cinco Rotas de Edo (五街道 Gokaidō), que eram as cinco maiores estradas até Edo durante o Período Edo (1603–1867). Tōkaidō era uma das cinco rotas, mas as outras não.
Algumas poucas regiões japonesas, como Hokuriku e Sanyō, mantiveram seus nomes Gokishichidō. Outras partes do Japão, como Hokkaidō e as ilhas Ryukyu, nunca foram incluídas no Gokishichidō, pois não foram colonizadas pelo Japão até o século XIX, e as divisões geográficas do Gokishichidō, bem como os domínios han (藩), deram lugar ao sistema de prefeituras. Inicialmente o governo tentou organizar Hokkaidō como um oitavo dō (vide o nome), mas logo foi consolidada como uma prefeitura simples. Ver o artigo Províncias do Japão.