Hoje vamos nos aprofundar em Gravidade assistida, um tópico que tem chamado a atenção de muitas pessoas ultimamente. Gravidade assistida é um tópico que cobre muitas áreas de interesse, da ciência ao entretenimento, incluindo questões sociais e culturais. Neste artigo iremos explorar diferentes aspectos relacionados com Gravidade assistida, desde o seu impacto na sociedade até aos avanços que têm sido feitos neste campo. Além disso, discutiremos as controvérsias e desafios que Gravidade assistida enfrenta atualmente, bem como possíveis soluções e perspectivas futuras. Prepare-se para mergulhar mais fundo no fascinante mundo de Gravidade assistida!
Assistência Gravitacional é o termo utilizado em Mecânica orbital e Engenharia Aeroespacial para designar a utilização do movimento relativo e a gravidade de um planeta ou outro corpo celeste objetivando a alteração da trajetória e da velocidade de uma espaçonave,[1] o que proporciona economia de combustível, tempo ou recursos financeiros.
A "assistência", é fornecida pelo movimento do corpo gravitacional quando ele "puxa" a espaçonave.[2] A técnica foi proposta inicialmente como uma manobra a ser executada no meio da viagem em 1961, e usada por sondas interplanetárias desde a Mariner 10 em diante, incluindo as duas sondas do Programa Voyager nas suas passagens por Júpiter e Saturno.