Grito de Ascencio

Neste artigo, exploraremos o tópico Grito de Ascencio de maneira profunda e detalhada. _Var1 é um tema de interesse e debate há muito tempo e, neste artigo, examinaremos suas origens, seu impacto na sociedade e sua relevância no mundo atual. Desde o seu início até à sua evolução ao longo dos anos, Grito de Ascencio tem sido um elemento fundamental em múltiplos aspectos da vida quotidiana. Analisaremos diferentes pontos de vista, investigaremos dados relevantes e apresentaremos opiniões de especialistas na área. Com abordagem objetiva e crítica, este artigo busca lançar luz sobre Grito de Ascencio e sua influência no mundo moderno.

Ao produzir-se a Revolução de Maio em Buenos Aires, a Banda Oriental permaneceu, fiel ao governo espanhol que trasladou sua base regional para Montevidéu. Entre o povo, especialmente rural, começou a surgir um movimento revolucionário. Em 27 de fevereiro de 1811, se reuniu um contingente de revolucionários nas imediações do arroio Asencio, no atual Soriano. Estavam encabeçados por Pedro José Vieira ( Perico El Bailarín) e Venâncio Benavides. Desde lá conduziram as primeiras ações revolucionárias tomando, no dia seguinte, Mercedes e Santo Domingo de Soriano. Na história nacional do Uruguai chama-se de Grito de Asencio para comemorar os fatos de 27 de fevereiro de 1811.

O movimento receberia um forte impulso com a incorporação de José Gervasio Artigas que prontamente se converteria no líder da revolução no litoral rioplatense.