Guerra de Arauco

No mundo de hoje, Guerra de Arauco tornou-se um tema de relevância indiscutível. A sua presença e impacto manifestam-se em diversas áreas, desde a vida pessoal até à esfera profissional. Seja local ou globalmente, Guerra de Arauco despertou muito interesse e debate entre especialistas e fãs. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos do Guerra de Arauco, analisando sua influência, repercussões e possíveis soluções. Através de uma abordagem multidisciplinar, procuramos lançar luz sobre este tema tão relevante na sociedade contemporânea.

Ilustração da Guerra do Arauco por Gerónimo de Bibar, 1650.

A Guerra de Arauco foi um prolongado conflito que enfrentou os hispano-crioulos do reino do Chile pertencente ao Império Espanhol, contra o povo mapuche, e alguns aliados tal como os huilliches, picunches e cuncos.

A zona do conflito se estendia entre o Rio Biobío e o Golfo de Reloncaví situando-se principalmente entre Concepción e a zona costeira da atual VIII Região do Biobío, e a IX Região da Araucanía.

Este conflito durou um lapso de quase três séculos (1536 - independência do Chile), mas com diferentes graus de intensidade, chamando-se "guerra armada" propriamente a tal, por volta da metade deste período. Posteriormente traria como consequência o conflito Chileno-mapuche conhecido como "Pacificação da Araucanía", com o conflito se encerrando em 1810.

Ver também

Referências