Herói do Trabalho da Federação Russa

Hoje, Herói do Trabalho da Federação Russa é um tema de grande relevância e interesse na sociedade. Há muito tempo, Herói do Trabalho da Federação Russa é objeto de estudo e debate em diversos campos e disciplinas. A sua importância reside no seu impacto direto na vida quotidiana das pessoas, bem como na sua influência nas esferas política, cultural, económica e social. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos e perspectivas relacionadas a Herói do Trabalho da Federação Russa, analisando sua evolução ao longo do tempo e sua relevância hoje. Além disso, refletiremos sobre possíveis desafios e oportunidades que Herói do Trabalho da Federação Russa apresenta no contexto atual. Através de uma abordagem multidisciplinar, procuraremos proporcionar uma visão abrangente sobre Herói do Trabalho da Federação Russa e a sua importância na sociedade contemporânea.

Herói do Trabalho da Federação Russa
Herói do Trabalho da Federação Russa
Classificação
País  Rússia
Tipo Título honorário
Descritivo Por méritos trabalhistas especiais ao estado e ao povo
Agraciamento Cidadãos da Federação Russa
Condição É premiado
Histórico
Criação 29 de março de 2013
Primeira concessão 1 de maio de 2013

Herói do Trabalho da Federação Russa (em russo: Герой Труда Российской Федерации, tr. Geroy Truda Rossiyskoy Federatsii) é a mais alta distinção por méritos excepcionais no trabalho em prol do Estado e do povo, sendo uma condecoração oficial da Federação Russa. O título é concedido a cidadãos russos que alcançaram resultados notáveis em atividades estatais, sociais e econômicas voltadas para o bem-estar e prosperidade da Rússia.

Os agraciados recebem uma medalha de ouro especial – a Medalha "Herói do Trabalho da Federação Russa" – e um certificado que oficializa a concessão do título.

O O título de Herói do Trabalho da Federação Russa é a segunda maior honraria do país, ficando atrás apenas do título de Herói da Federação Russa. Caso uma pessoa receba ambos os títulos, um busto de bronze com a devida inscrição é erguido em sua terra natal por decreto presidencial. Até o momento, o único a receber ambas as distinções foi o tenente-general Igor Kirillov.

História

Em agosto de 2012, durante uma conferência do movimento inter-regional "Em Defesa do Trabalhador!" em Tiumen, foi enviado um apelo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, solicitando a criação do título "Herói do Trabalho". Em dezembro do mesmo ano, durante um encontro com seus representantes de confiança, entre eles o líder do movimento e representante presidencial no Distrito Federal dos Urais, Igor Holmanskikh, Putin anunciou que o título seria restabelecido.

O título de Herói do Trabalho da Federação Russa foi oficialmente instituído pelo presidente Vladimir Putin em 29 de março de 2013, por meio do Decreto nº 294 "Sobre o Estabelecimento do Título de Herói do Trabalho da Federação Russa".

O decreto definiu o regulamento do título, a descrição da Medalha de Ouro "Herói do Trabalho da Federação Russa", seu design, além do modelo do certificado e do documento oficial concedido aos agraciados.

Está em tramitação um projeto de lei que prevê que os Heróis do Trabalho da Federação Russa recebam os mesmos benefícios materiais concedidos aos Heróis do Trabalho Socialista.

Segundo o presidente Vladimir Putin, as condecorações serão anuais e ocorrerão no Dia da Primavera e do Trabalho.

A partir de 2023, os Heróis do Trabalho da Federação Russa passaram a receber um pagamento mensal de 61.566,28 rublos.

Regulamento

  • O título de Herói do Trabalho da Federação Russa é a mais alta distinção concedida por méritos excepcionais no trabalho em prol do Estado e do povo.
  • O título é atribuído a cidadãos russos que alcançaram resultados notáveis em atividades estatais, sociais e econômicas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país. Isso inclui avanços na indústria, agricultura, transporte, construção civil, ciência, cultura, educação, saúde e outras áreas.
  • Geralmente, o título é concedido a pessoas cujas realizações já foram reconhecidas anteriormente com outras condecorações do Estado russo.
  • Os agraciados recebem:
    • Medalha de Ouro "Herói do Trabalho da Federação Russa", uma insígnia de distinção especial;;
    • Certificado oficial que confirma a concessão do título.
  • A medalha deve ser usada no lado esquerdo do peito, acima de outras condecorações da Rússia e da União Soviética, e posicionada logo após a Medalha "Estrela Dourada" do Herói da Federação Russa.

Descrição

  • A Medalha de Ouro "Herói do Trabalho da Federação Russa" tem o formato de uma estrela com cinco pontas lisas e facetadas na parte frontal. Cada ponta da estrela mede 15 mm de comprimento. No centro, há um relevo com o brasão de armas da Federação Russa.
  • No verso da medalha, está gravida horizontalmente a inscrição em relevo: "Herói do Trabalho da Federação Russa". Abaixo da inscrição, encontra-se o número de série da medalha. A medalha é fixada a um suporte retangular de 15 mm de altura por 19,5 mm de largura, com molduras douradas na parte superior e inferior. Esse suporte é revestido por uma fita de seda moiré com as cores da bandeira nacional da Rússia. No verso do suporte, há um pino rosqueado com uma porca para fixação na roupa.
  • A medalha é feita de ouro e pesa 15,25 gramas.

Premiados

Moscou, Kremlin. Foto coletiva de oito dos dez agraciados com o título de Herói do Trabalho da Federação Russa entre 2013 e 2014, junto ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a cerimônia de premiação em 1º de maio de 2014.Da esquerda para a direita: Konstantin Chumanov, Ivan Aidullin, Yuri Lepyokhin, Alisa Aksyonova, presidente da Rússia Vladimir Putin, Tatyana Pokrovskaya, Mikhail Gotovtsev, Vladimir Melnik, Yuri Konnov.

No total, até março de 2025, são conhecidos 110 premiados.

Heróis do Trabalho da Rússia, premiados com outros títulos mais altos, bem como os títulos mais altos de outros estados

  • O chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas da Federação Russa (abril de 2017 – 17 de dezembro de 2024), Igor Anatolyevich Kirillov, é o único condecorado com ambos os títulos de Herói da Federação Russa (2024, postumamente) e Herói do Trabalho da Federação Russa (2021).
  • O acadêmico Evgeny Velikhov, o projetista de tecnologia de foguetes e aeroespacial Herbert Efremov e a compositora Alexandra Pakhmutova foram agraciados tanto com o título de Herói do Trabalho da Federação Russa quanto com o de Herói do Trabalho Socialista.
  • O estadista soviético e russo Nikolai Ryzhkov recebeu o título de Herói do Trabalho da Federação Russa e também o de Herói Nacional da Armênia.
  • O cantor e político Iosif Kobzon foi condecorado como Herói do Trabalho da Federação Russa e Herói da República Popular de Donetsk.
  • Os criadores de gado Mikhail Gotovtsev e Viktor Mikhailov receberam o título de Herói do Trabalho da Federação Russa e são cavaleiros completos da Ordem da Glória do Trabalho, possuindo as condecorações de 1º, 2º e 3º grau.

Galeria

Análogos do título nas subdivisões da Federação Russa

Herói do Trabalho da República Popular de Donetsk
Herói do Trabalho da República de Komi
Herói do Trabalho de Kuban
Herói do Trabalho de Kuzbass
Herói do Trabalho de Stavropol
Herói do Trabalho do Oblast de Tambov

Referências

  1. «Первая конференция движения «В защиту человека труда» прошла в Тюмени». Официальный портал органов власти Тюменской области. 22 de agosto de 2012. Consultado em 29 de abril de 2021. Cópia arquivada em 29 de abril de 2021 
  2. «В России воссоздадут звание «Герой Труда», заявил Путин». РИА Новости. 10 de dezembro de 2012. Consultado em 29 de abril de 2021. Cópia arquivada em 29 de abril de 2021 
  3. a b «Указ Президента Российской Федерации от 29 марта 2013 года № 294 «Об установлении звания Героя Труда Российской Федерации»» (PDF). Consultado em 31 de março de 2013. Cópia arquivada (PDF) em 31 de maio de 2013 
  4. Установлено звание Героя Труда Cópia arquivada no Wayback Machine. Администрация Президента РФ, 29.3.2013.
  5. Путин подписал указ об установлении звания Героя Труда Российской Федерации Cópia arquivada no Wayback Machine // РБК, 29.03.2013
  6. «Россияне со званием «Герой труда» получат дополнительную поддержку». РИА Новости. 28 de agosto de 2013. Consultado em 29 de agosto de 2013. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2013 
  7. «Отныне 1 мая в России ежегодно будут вручать золотые медали «Герой труда» // Первый канал». Consultado em 29 de abril de 2017. Cópia arquivada em 4 de março de 2016 
  8. «Выплаты героям России будут назначаться автоматически». Consultado em 18 de março de 2023. Cópia arquivada em 18 de março de 2023 
  9. «Герои труда получат звезду и бюст на родине // Интернет-газета ДНИ.РУ, 29.03.2013». Consultado em 30 de março de 2013. Cópia arquivada em 14 de julho de 2014 
  10. «О проекте // Герои страны». Consultado em 26 de setembro de 2020. Cópia arquivada em 6 de outubro de 2020 
  11. «Награждение». Consultado em 10 de junho de 2017. Cópia arquivada em 7 de junho de 2017