Histaspes (filho de Xerxes I)

Hoje entramos no emocionante mundo de Histaspes (filho de Xerxes I). Ao longo da história, Histaspes (filho de Xerxes I) tem sido objeto de estudo, admiração e polêmica. Desde a sua criação, despertou a curiosidade das mentes mais inquietas, que procuraram desvendar os seus mistérios e compreender o seu impacto na sociedade. Através deste artigo pretendemos explorar os diferentes aspectos relacionados com Histaspes (filho de Xerxes I), desde a sua origem até à sua relevância hoje. Iremos aprofundar-nos nas suas raízes, analisar as suas diversas facetas e refletir sobre a sua influência no desenvolvimento humano. Histaspes (filho de Xerxes I) é um tema fascinante que merece ser explorado sob múltiplas perspectivas, e é nosso desejo oferecer uma análise exaustiva que contribua para o enriquecimento do conhecimento sobre esta questão.

 Nota: Para outros significados de Histaspes, veja Histaspes (desambiguação).
Histaspes
Nascimento século V a.C.
Morte século V a.C.
Cidadania Império Aquemênida
Progenitores
Irmão(ã)(s) Dario, Artaxerxes I
Ocupação administrador

Histaspes foi um príncipe do Império Aquemênida e sátrapa da Báctria, sendo o terceiro ou segundo filho de Xerxes I com Améstris.

História

Xerxes I, filho de Dario I, casou-se com Améstris, filha de Otanes, e teve vários filhos; o primeiro, Dario, seguido, dois anos depois, por Histaspes e Artaxerxes I, e duas filhas, uma chamada Rodoguna e outra Amitis, o mesmo nome de sua avó. De acordo com Diodoro Sículo, Histaspes era o terceiro filho de Xerxes I.

Quando Artabano assassinou Xerxes, foi atrás dos seus filhos; Dario e Artaxerxes estavam vivendo no palácio, mas Histaspes estava na Báctria, onde era sátrapa. Artabano contou a Artaxerxes que Dario havia assassinado o próprio pai e estava assumindo o reino; aconselhando Artaxerxes a punir o assassino do pai, e fez Artaxerxes matar Dario, com ajuda dos seus guarda-costas. Artabano em seguida chamou seus filhos, atacou e feriu Artaxerxes, mas ele não foi seriamente ferido, contra-atacou e matou Artabano. Artaxerxes, assim, tornou-se o novo rei da Pérsia.

De acordo com Ctésias de Cnido, a Báctria se revoltou contra Artaxerxes I logo após sua ascensão, e o nome do seu sátrapa era Artabano. Historiadores modernos supõem que a revolta da Báctria foi liderada por Histaspes, irmão do rei.

Notas e referências

Notas

  1. A epítome de Fócio do texto de Ctésias não deixa claro se Amitis era a avó materna ou a avó paterna de Amitis.

Referências

  1. Ctésias de Cnido, Pérsica, texto em epítome por Fócio, Biblioteca de Fócio, 24
  2. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XI, 69.2
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XI, 69.3
  4. Ctésias de Cnido, Pérsica, texto em epítome por Fócio, Biblioteca de Fócio, 33
  5. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XI, 69.4
  6. a b c Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XI, 69.5
  7. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro XI, 69.6
  8. Ctésias de Cnido, Pérsica, texto em epítome por Fócio, Biblioteca de Fócio, 35
  9. Schmitt, R., Encyclopedia Iranica, Artaxerxes I