Huzihiro Araki

Hoje em dia, Huzihiro Araki tornou-se um tema de grande relevância na sociedade atual. O seu impacto abrange diversas áreas e tem despertado grande interesse na opinião pública, bem como nos âmbitos académico e profissional. Neste artigo, exploraremos exaustivamente Huzihiro Araki e sua influência em diferentes aspectos de nossa vida diária. Desde as suas origens até à sua evolução ao longo do tempo, incluindo o seu impacto na cultura, na economia e na política, analisaremos como Huzihiro Araki marcou um antes e um depois na nossa sociedade. Além disso, examinaremos as diversas perspectivas e opiniões que existem em torno de Huzihiro Araki e como elas moldaram nossa compreensão e percepção deste tópico. Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta e introspecção em torno de Huzihiro Araki!

Huzihiro Araki
Huzihiro Araki
Nascimento 28 de julho de 1932
Tóquio
Morte 16 de dezembro de 2022
Cidadania Japão, Império do Japão
Alma mater
Ocupação matemático, físico, professor universitário
Distinções
Empregador(a) Universidade de Quioto, Universidade de Ciências de Tóquio
Orientador(a)(es/s) Rudolf Haag, Arthur Wightman

Huzihiro Araki (荒木 不二洋, Araki Fujihiro; 28 de julho de 1932) é um matemático japonês.

Obteve um doutorado em 1960 na Universidade de Princeton, orientado por Rudolf Haag e Arthur Wightman, com a tese Hamiltonian formalism and canonical commutation relations in quantum field theory.[1]

Em 1979 foi o segundo presidente da Associação Internacional de Física Matemática. Recebeu o Prêmio Henri Poincaré de 2003, juntamente com Oded Schramm e Elliott Lieb. Em 1990 foi organizador principal do Congresso Internacional de Matemáticos em Quioto. Foi palestrante do Congresso Internacional de Matemáticos em Nice (1970: Some topics in the theory of operator algebras) e em Helsinque (1978: Some topics in quantum statistical mechanics). É fellow da American Mathematical Society.

Publicações selecionadas

  • Mathematical theory of quantum fields. 1999. Neuaufl. Oxford University Press, Oxford 2009, ISBN 978-0-19-956640-2.

Referências

Ligações externas