IBM System/360

Neste artigo exploraremos IBM System/360 em profundidade, um tópico que tem chamado a atenção de muitos nos últimos tempos. À medida que nos aprofundamos neste tema emocionante, tentaremos esclarecer a sua importância e relevância no mundo de hoje. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade, IBM System/360 tem sido objeto de debate e análise, e neste artigo tentaremos abordar todas as suas facetas de forma objetiva e detalhada. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos os aspectos históricos, culturais e contemporâneos de IBM System/360, com o objetivo de proporcionar aos nossos leitores uma compreensão mais ampla e profunda deste fascinante tema.

Um IBM System 360/20 no Deutsches Museum em Munique, Alemanha. Os painéis frontais foram removidos. Um IBM 2560 MFCM é visto à direita.

O IBM System/360 (S/360) constitui-se numa família de mainframe lançada pela IBM em 7 de Abril de 1964. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitectura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projectos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade. O projecto é considerado por muitos como sendo um dos mais bem-sucedidos da história dos computadores, influenciando o desenho de novas máquinas por anos a fio. O responsável pela arquitectura do S/360 foi Gene Amdahl.

Ver também

Notas

  • Emerson W. Pugh, Lyle R. Johnson, John H. Palmer, IBM's 360 and Early 370 Systems. MIT Press, Cambridge, 1991. É considerada a obra de referência definitiva sobre a origem da família S/360.
  • IBM Corp (1964). IBM System/360 Principles of Operation. Poughkeepsie, NY: IBM Systems Reference Library, File No. S360-01, Form A22-6821-0.
  • Foi o primeiro computador da IBM a utilizar 8 bits para codificação de caracteres.

Ligações externas