Ilha James Ross

No mundo de Ilha James Ross, há um número infinito de aspectos e abordagens a serem abordados. Seja na vida quotidiana, no local de trabalho ou na sociedade em geral, Ilha James Ross tem um impacto significativo nas nossas vidas. Desde as suas origens até à sua evolução nos dias de hoje, Ilha James Ross tem sido objeto de estudo, debate e reflexão. Neste artigo exploraremos diferentes perspectivas sobre Ilha James Ross, analisando sua importância, implicações e influência em diversos contextos. Através de uma abordagem abrangente e multidisciplinar, lançaremos luz sobre este tema para promover uma compreensão mais completa e enriquecedora de Ilha James Ross.

Para a ilha de nome semelhante perto da Antártida, ver Ilha de Ross

Ilha James Ross
Ilha James Ross está localizado em: Antártida
Ilha James Ross
Localização na Antártida
Coordenadas: 64° 10' S 57° 45' O

Ilhas da península Antártica. A Ilha James Ross é a número 2
Geografia física
Localização Antártida
Arquipélago Arquipélago de James Ross
Ponto culminante 1 630 m (Monte Haddington)
Área 2 598  km²

A ilha James Ross (64° 10′ S, 57° 45′ O) é uma ilha de grande área no lado sudeste e perto do extremo nordeste da Península Antártica, da qual está separada pelo canal do Príncipe Gustavo. A altitude máxima é de 1630 m, no topo do monte Haddington. A ilha tem forma irregular e cerca de 65 km de norte a sul.

Foi cartografada em Outubro de 1903 pela Expedição Sueca Antártica sob direcção de Otto Nordenskjöld. Tem o seu nome em homenagem a Sir James Clark Ross, líder da expedição britânica a esta área em 1842, que descobriu e fez um traçado aproximado da costa oriental da ilha. O nome de ilha James Ross deve ser usado para evitar a confusão com a ilha de Ross no estreito de McMurdo.

Na ilha foram descobertos esqueletos de várias espécies de dinossauros das ordens Ankylosauria e Theropoda.

Referências