Imposto direto

No mundo de hoje, Imposto direto tornou-se um tema de grande importância e interesse para uma ampla gama de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, na economia, na cultura ou em qualquer outro aspecto da vida quotidiana, Imposto direto desempenha um papel fundamental na nossa realidade. Neste artigo, exploraremos detalhadamente as várias facetas de Imposto direto e sua influência em diferentes áreas. Desde a sua evolução ao longo dos anos até à sua relevância hoje, passando pela sua relação com outros temas relevantes, iremos aprofundar-nos numa análise detalhada que nos permitirá compreender melhor a importância de Imposto direto no mundo atual. Independentemente da nossa formação ou interesses particulares, Imposto direto é um tema que nos preocupa a todos e que merece a nossa atenção e reflexão.

O imposto direto em geral, refere-se a um imposto diretamente pago ao governo ou administração fiscal, cobrado sem intermediação de consumidores ou firma, e que incide por norma diretamente sobre o rendimento apurado.[1] A tributação direta é geralmente declarativa, que é estabelecida tanto pelo indivíduo ou por terceiros em seu nome no caso de retenção na fonte.[2][3] Alguns exemplos de impostos diretos em Portugal são o IRS, o IRC ou o IMI.[1]

Significado geral

No sentido geral, um imposto direto é pago por parte das pessoas (jurídicas ou naturais) diretamente ao governo a quem é imposto (muitas vezes acompanhada de uma declaração fiscal apresentada pelo contribuinte). Alguns impostos incidem sobre o rendimento, outros sobre entes corporativos e alguns incidem também sobre transferências, tais como impostos sobre herança e imposto sobre doações. Neste sentido, um imposto direto, contrastado com um imposto indireto ou "recolhido", é "coletado" diretamente sem a ação de um intermediário. Alguns analistas argumentam que "um imposto direto é aquele que não pode ser transferido pelo contribuinte para outra pessoa, ao passo que um imposto indireto o pode."

Ver também

Referências

  1. a b «Impostos diretos vs. Impostos indiretos - E-Konomista». E-konomista 
  2. «Article on Taxation». Britannica Online. 28 de junho de 2011 
  3. «Article on Direct taxes». Financial Dictionary Online. 28 de junho de 2011