O mundo está cheio de coisas maravilhosas e surpreendentes que nos cercam todos os dias. Da incrível beleza da natureza à profundidade da mente humana, Interhelpo tem sido objeto de fascínio e estudo ao longo dos séculos. Seja um nome conhecido na história, um tema atual ou uma data importante, Interhelpo tem um impacto significativo em nossas vidas de uma forma ou de outra. Neste artigo, exploraremos mais a fundo Interhelpo e descobriremos sua importância no mundo atual.
Interhelpo foi uma cooperativa de trabalhadores industriais fundada em maio de 1923 em Žilina (hoje na Eslováquia) por esperantistas e idistas para ajudar a construir a Quirguízia Soviética. De 1925 a 1932, partiram um total de 1078 pessoas (407 membros da cooperativa e 671 familiares) em quatro veículos. A cooperativa foi registrada na Checoslováquia como "Interhelpo, uma cooperativa geral de produtos e consumo em Žilina" com o estatuto confirmado pelos órgãos estatais. Na estação de Žilina, ainda há uma placa comemorativa sobre a cooperativa.
Um dos participantes do Interhelpo foi o conhecido político da Primavera de Praga Alexander Dubček, (representante-chefe da ressurreição política em 1968, antes da invasão soviética) durante sua infância, quando se mudou para a cooperativa com seus pais.
A Interhelpo também foi o nome do idioma falado pelos cooperativistas. Eles acreditavam que a língua de sua nova pátria seria o esperanto. Mas mais adiante foi praticado um "esperanto espontâneo ", no qual havia além da base do esperanto também palavras das línguas das cooperativas (checo, eslovaco, alemão, húngaro, e russo) e algumas palavras quirguizes, uzbeques, russas, ucranianas, tajiques, russas e tártaras.
A cooperativa construiu uma série de empreendimentos "sobre uma pastagem verde". Nas estepes do Quirguistão, as seguintes instalações foram construídas e operadas:
Já em 1925, a Interhelpo foi oficialmente proclamada como a melhor cooperativa da União Soviética. Durante o ano de 1934, a cooperativa representava 20% de toda a produção industrial do Quirguistão.
A Interhelpo foi liquidada em 1943. Os membros foram, paradoxalmente, perseguidos e executados como inimigos da União Soviética sob Stalin.
O nome "Interhelpo" também foi usado pelo esperantista checo Zdenko Krimsky (ex-secretário da Associação Esperantista Checa antes da revolução em 1989) para sua cooperativa, que durou até pelo menos 1991.