Ivette Senise Ferreira

Neste artigo, exploraremos minuciosamente o fascinante mundo de Ivette Senise Ferreira. Das suas origens ao seu impacto na sociedade moderna, examinaremos detalhadamente cada aspecto relevante que contribuiu para definir a importância e relevância de Ivette Senise Ferreira. Através de uma análise abrangente, procuraremos compreender as razões da sua popularidade e como evoluiu ao longo do tempo. Além disso, exploraremos as diversas perspectivas que existem sobre Ivette Senise Ferreira e como ela influenciou diferentes áreas da vida cotidiana. Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta e aprendizado sobre Ivette Senise Ferreira.

Ivette Senise Ferreira
Ivette Senise Ferreira
Ivette Senise Ferreira durante evento em São Paulo em 2015
Nascimento 12 de setembro de 1934
Catanduva
Cidadania Brasil
Alma mater
Ocupação professora
Empregador(a) Universidade de São Paulo

Ivette Senise Ferreira (Catanduva, 12 de setembro de 1934) é uma advogada, jurista e professora de Direito Penal brasileira. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1953-1957), onde também lecionou de 1971 até sua aposentadoria, tendo sido professora titular de Direto Penal.

Em 10 de agosto de 1998 foi eleita a 37ª diretora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sido a primeira mulher desde 1827 a ocupar este cargo[1].

Em 2010 foi eleita presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP)[2].

Em 2015 foi lançado pela editora LiberArs o livro "Estudos em homenagem a Ivette Senise Ferreira", organizado por Renato de Mello Jorge Silveira e Mariângela Gama de Magalhães Gomes[3].

Em 2022 recebeu o prêmio “Professor Emérito - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita”, sendo a quinta mulher indicada ao prêmio em 24 anos [4][5].

Referências