Jean-Pierre Léaud

Neste artigo, o tópico Jean-Pierre Léaud será abordado sob diferentes perspectivas e abordagens. Jean-Pierre Léaud tem sido alvo de interesse e debate em diversas áreas, e a sua relevância não tem passado despercebida na sociedade atual. Ao longo dos anos, Jean-Pierre Léaud despertou o interesse de especialistas e fãs, que exploraram as suas diversas facetas e dimensões. Neste sentido, tentaremos analisar e compreender a importância e significado de Jean-Pierre Léaud no contexto atual, bem como a sua influência em diversas esferas da vida quotidiana. Através de uma análise detalhada, procuraremos oferecer uma visão abrangente e enriquecedora de Jean-Pierre Léaud, aprofundando o seu impacto e relevância no mundo contemporâneo.

Jean-Pierre Léaud

Jean-Pierre Léaud nos prémios César
Nascimento 28 de maio de 1944 (80 anos)
Paris
Nacionalidade França Francês

Jean-Pierre Léaud ComM (Paris, 28 de maio de 1944) é um ator francês.

Estreou-se como ator de cinema aos 15 anos, no papel de Antoine Doinel, um alter-ego do realizador francês François Truffaut, em Os Incompreendidos. Protagonizou mais quatro filmes de Truffaut que mostravam a vida de Doinel, ao longo de um período de 20 anos - ao lado da atriz Claude Jade, como a sua namorada e, depois, esposa. Estes filmes são: O Amor aos Vinte Anos (1962), Beijos Roubados (1968), Domicílio Conjugal (1970) e Amor em Fuga (1979).

Também participou em filmes de outros realizadores influentes, como Jean-Luc Godard, Bernardo Bertolucci e Olivier Assayas, além de alguns brasileiros, como Cacá Diegues e Glauber Rocha.

A 12 de janeiro de 2017, foi feito Comendador da Ordem do Mérito de Portugal.[1]

Filmografia

Referências

  1. «Cidadãos Estrangeiros Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Jean-Pierre Léaud". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 17 de fevereiro de 2018