Josefina de Baden

Neste artigo vamos explorar o fascinante mundo de Josefina de Baden, abordando seus diferentes aspectos e peculiaridades. Da sua origem à sua evolução, passando pelo seu impacto na sociedade e pela sua relevância hoje, mergulharemos num percurso que nos permitirá compreender plenamente a importância de Josefina de Baden. Com uma abordagem multidisciplinar, analisaremos tanto as suas implicações históricas como as suas possíveis implicações futuras, oferecendo uma visão global e detalhada que nos aproximará da própria essência de Josefina de Baden. Através deste artigo, esperamos proporcionar ao leitor uma visão enriquecedora e reveladora deste tema que, sem dúvida, não deixará ninguém indiferente.

Josefina
Princesa de Baden
Josefina de Baden
Princesa Consorte de Hohenzollern-Sigmaringen
Período 27 de agosto de 1848
a 7 de dezembro de 1849
Antecessor(a) Maria Antonieta Murat
Sucessor(a) Antônia de Portugal
Dados pessoais
Nascimento 21 de outubro de 1813
Mannheim, Alemanha
Morte 19 de junho de 1900 (86 anos)
Sigmaringen, Alemanha
Nome completo  
Josefina Frederica Luísa de Baden
em alemão: Josephine Friederike Louise von Baden
Cônjuge Carlos Antônio, Príncipe de Hohenzollern-Sigmaringen
Descendência Leopoldo, Príncipe de Hohenzollern
Estefânia de Hohenzollern
Carlos I da Roménia
Antônio de Hohenzollern
Frederico de Hohenzollern
Maria Luísa de Hohenzollern
Casa Zähringen (por nascimento)
Hohenzollern-Sigmaringen (por casamento)
Pai Carlos II de Baden
Mãe Estefânia de Beauharnais
Religião Catolicismo

Josefina de Baden (em alemão: Josephine Friederike Louise von Baden; Mannheim, 21 de outubro de 1813Sigmaringen, 19 de junho de 1900), foi uma Princesa de Baden, a esposa do príncipe Carlos Antônio e Princesa Consorte de Hohenzollern-Sigmaringen de 1848 até 1849. Era filha do grão-duque Carlos II de Baden e de sua esposa, a princesa Estefânia de Beauharnais.

Família

Josefina Frederica Luísa foi a terceira filha do grão-duque Carlos II, Grão-Duque de Baden e de sua esposa, a viscondessa Estefânia de Beauharnais. Os seus avós paternos foram o príncipe herdeiro Carlos Luís de Baden e a marquesa Amália de Hesse-Darmstadt. Os seus avós maternos eram o visconde Cláudio de Beauharnais e Claudina Francisca Adriana Gabriela de Lézay-Marnézia. A sua mãe era prima em segundo grau da imperatriz Josefina de Beauharnais, esposa do imperador Napoleão I da França.[1]

Casamento e descendência

Em 21 de outubro de 1834, em Karlsruhe, Josefina desposou Carlos Antônio, príncipe de Hohenzollern. Eles tiveram seis filhos:

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Josefina de Baden

Referências