Ao longo da história, Kantele tem sido um tema de constante interesse para a humanidade. Desde os tempos antigos até a era moderna, Kantele capturou a atenção e a curiosidade de pessoas de todas as culturas e nacionalidades. Neste artigo, exploraremos em profundidade todas as facetas de Kantele, desde suas origens até sua relevância hoje. Ao longo das páginas que se seguem, descobriremos a importância de Kantele em diferentes contextos e como tem influenciado a forma como percebemos o mundo que nos rodeia. Então junte-se a nós nesta jornada pelo fascinante mundo de Kantele.
Kantele é um típico e antigo instrumento de cordas finlandês e careliano. Seu tipo mais comum possui sete cordas fixas, afinadas (do grave ao agudo) em D3, E3, G3, A3, B3, D4 e E4.
O kantele é uma espécie de cítara, que se tornou símbolo musical da Finlândia, sendo por vezes chamado de "a harpa finlandesa" e estando muito presente no folclore do país.
Essa afinação do kantele baseia-se na escala pentatônica de sol maior, com suas cinco notas básicas (sol, lá, si, ré e mi).
É bastante utilizado na Educação Infantil de escolas de Pedagogia Waldorf, por auxiliar a criar um ambiente acolhedor para as crianças pequenas. Além disso, é de fácil manejo e sua afinação pentatônica facilita a composição.