Karl Pearson

Neste artigo, exploraremos o fascinante mundo de Karl Pearson e tudo o que ele tem a oferecer. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações no campo científico, Karl Pearson é um tema que tem captado a atenção de muitas pessoas em todo o mundo. Ao longo destas páginas analisaremos a sua evolução ao longo do tempo e a sua relevância no contexto atual. Não importa se você é um especialista na área ou apenas curioso para saber mais sobre o assunto, este artigo fornecerá uma visão completa e enriquecedora sobre Karl Pearson. Prepare-se para mergulhar em uma jornada de descoberta e conhecimento!

Karl Pearson
Karl Pearson
Nascimento 27 de março de 1857
Londres
Morte 27 de abril de 1936 (79 anos)
Coldharbour
Sepultamento Church of St Michael
Nacionalidade britânico
Cidadania Reino Unido
Progenitores
  • William Pearson
Filho(a)(s) Egon Pearson, Helga Sharpe Pearson
Alma mater Universidade de Cambridge, Universidade de Heidelberg
Ocupação matemático, historiador da matemática, estatístico, historiador, filósofo, biógrafo, psicólogo, eugenista
Distinções Medalha Darwin (1898), Prêmio Memorial Weldon (2012)
Empregador(a) University College London, Gresham College, King's College de Londres
Orientador(a)(es/s) Francis Galton
Orientado(a)(s) Philip Hall
Campo(s) matemática
Religião Quaker

Karl Pearson (Londres, 27 de março de 185727 de abril de 1936) foi um grande contribuidor para o desenvolvimento da estatística como uma disciplina científica séria e independente. Foi o fundador do Departamento de Estatística Aplicada na University College London em 1911; foi o primeiro departamento universitário dedicado à estatística em todo o mundo.

Contribuições para a estatística

O trabalho de Pearson foi muito abrangente na ampla aplicação e desenvolvimento da estatística matemática, e abrangeu os domínios da biologia, epidemiologia, antropometria, medicina e história social. Em 1901, junto com Weldon e Francis Galton fundou a revista Biometrika cujo objeto era o desenvolvimento da teoria estatística. Ele editou esta revista até a sua morte. Ele também fundou a revista Annals of Eugenics (agora Annals of Human Genetics), em 1925.

O pensamento de Pearson fundamentou muitos dos métodos estatísticos "clássicos" que são de uso comum atualmente. Algumas de suas principais contribuições são:

Obras

Artigos

Miscelâneas

Referências

  1. «Glossary of Statistical Terms, Dr. Usip, Economics». eeusip.people.ysu.edu. Consultado em 27 de abril de 2021 

Ligações externas