Neste artigo sobre Kintyre, analisaremos em profundidade todos os aspectos relacionados a este tema. Desde a sua origem até à sua relevância hoje, passando por todas as teorias e estudos que se têm realizado sobre o assunto. Exploraremos o seu impacto em diferentes áreas, como a sociedade, a cultura, a economia e a política, e como evoluiu ao longo do tempo. Examinaremos também a sua influência na vida quotidiana das pessoas e as possíveis implicações para o futuro. Kintyre é um tema interessante que merece ser estudado com atenção, por isso neste artigo iremos nos aprofundar em sua complexidade para fornecer uma visão completa e enriquecedora.
Kintyre (em gaélico escocês: Cinn Tìre) é uma península na região ocidental da Escócia, no sudoeste da Argyll and Bute. A região se estende aproximadamente por quarenta e oito quilômetros, a partir de Mull of Kintyre (tema da canção de mesmo nome de Paul McCartney) ao sul, indo até East Loch Tarbert no norte. A região imediatamente ao norte de Kintyre é conhecida como Knapdale.
Kintyre é longa e estreita, em nenhum ponto passa de dezoito quilômetros da costa oeste à costa leste. O lado leste da península Kintyre é delimitada por Kilbrannan Sound, com uma série de picos costeiros, tais como Torr Mor. A coluna central da península é formada principalmente por charnecas montanhosas. As zonas costeiras e do interior, no entanto, são ricas e férteis. Kintyre tem sido uma área valorizada por colonos, incluindo os primeiros escoceses que migraram de Ulster para o oeste da Escócia e por viquingues ou nórdicos que conquistaram e se instalaram na área um pouco antes do início do segundo milênio.
A cidade principal da área é Campbeltown (cerca de oito quilômetros por estrada de Mull), que tem sido um burgh real desde meados do século XVIII. A economia da região há muito tempo contou com a pesca e a agricultura, embora Campbeltown tenha uma reputação de produzir alguns dos melhores maltes do mundo para a fabricação de uísque. Campbeltown Single Malts inclui a multi-premiada destilaria 'Springbank'.
O Kintyre Pursuivant of Arms in Ordinary, um dos oficiais de armas na Court of the Lord Lyon, recebe esse nome em homenagem a esta península.
Bellochantuy, Campbeltown, Carradale, Clachan, Claonaig, Drumlemble, Glenbarr, Grogport, Kilchenzie, Machrihanish, Muasdale, Peninver, Saddell, Skipness, Southend, Stewarton, Tayinloan, Tarbert, e Whitehouse.
Informações sobre todas as formas de transporte público estão disponíveis na «Traveline Scotland» (em inglês)
Atualmente não dispõe de serviço de ferrovia, mas houve uma ferrovia ligando Campbeltown a Machrihanish de 1876 até 1931, inicialmente construída para o transporte de carvão mineral.
|url=
(ajuda) (em inglês)|url=
(ajuda) (em inglês)|url=
(ajuda) (em inglês)