Neste artigo exploraremos aspectos relevantes sobre Kuchisake-onna, tema que tem chamado a atenção de especialistas e entusiastas. Desde a sua aparição em cena, Kuchisake-onna gerou debates intermináveis, gerando admiração e polêmica. Ao longo dos anos, Kuchisake-onna evoluiu de várias maneiras, adaptando-se às novas demandas da sociedade moderna. Nesta publicação procuraremos nos aprofundar nos diferentes aspectos que fazem de Kuchisake-onna um tema tão relevante hoje, analisando seu impacto em diferentes setores e suas projeções futuras. Desde o seu surgimento até à atualidade, Kuchisake-onna deixou uma marca indelével na cultura, na economia e na tecnologia, consolidando-se como uma figura omnipresente no mundo contemporâneo. Junte-se a nós neste passeio por Kuchisake-onna, onde iremos desvendar os seus mistérios e descobrir a sua influência no nosso quotidiano.
Kuchisake-onna (口裂け女, Kuchisake-onna), em português Mulher de boca cortada, é uma personagem do folclore de terror japonês. A imagem mais comum é de uma mulher muito bonita, com a região da boca coberta por uma máscara. É alta, de longos cabelos pretos e um casaco longo, geralmente armada com uma tesoura. A máscara esconde um grande corte que aumenta o tamanho da boca, indo praticamente de orelha a orelha. Algumas versões afirmam que ela tem muitos dentes afiados.[1]
Essa lenda urbana ganhou mais popularidade recentemente, mesmo assim, há diversas explicações a respeito de sua origem. Uns dizem que o terrível corte na boca é resultado de uma cirurgia plástica fracassada; outros afirmam que é uma irmã que invejava a beleza da outra.
De qualquer forma, quando Kuchisake Onna pergunta para sua vítima “Watashi kirei?” (Você me acha bonita?), se a pessoa responde não, ela a corta ao meio, caso responda sim, ela retirará a máscara e vai dizer "Mesmo assim"? Se você disser não ela cortará ela ao meio, se disser que sim, ela cortará sua boca pra ficarem iguais. Na pronúncia japonesa, “kirei” (bonita) e “kire” (imperativo do verbo cortar) produzem sons parecidos.
Esta lenda aparece em diversos Animes, entre eles Histórias de Fantasmas (学校の怪談), porém, este episódio gerou polêmica e só foi exibido uma vez, por ser considerado ofensivo às pessoas com fenda labial.
No anime Naruto a personagem foi usada como referência para a criação do personagem kakuzu, o qual tem a boca cortada e faz da utilização de máscaras. A ideia original do criador (Masashi Kishimoto) era que kakuzu fosse um monstro muito mais parecido com ela, só que durante as edições ele foi se transformado no que é hoje no anime.
Kuchisake Onna aparece na obra Jujutsu Kaisen, como uma maldição de grau especial, sob controle de Suguru Geto. Esta, pergunta ao personagem Toji Fushiguro, se este a acha bonita, enquanto materializa tesouras em volta do personagem.
No livro "172 na Lua" (172 Hours at Moon) de JOHAN HARSTAD, 2008 a personagem Midori Yoshida narra a história da Kuchisake-onna.