No mundo de hoje, Län tornou-se um tema relevante e de interesse geral para pessoas de todo o mundo. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Län assumiu um papel de liderança em nossas vidas, influenciando tudo, desde a nossa forma de trabalhar até as nossas relações pessoais. Este artigo explora exaustivamente o impacto e a importância de Län na sociedade moderna, oferecendo uma análise detalhada das suas implicações em diferentes aspectos das nossas vidas. Quer se trate de Län como figura pública, um acontecimento histórico ou um fenómeno social, a sua relevância transcende fronteiras e merece ser examinada a partir de diferentes perspectivas.
Län (em sueco) e lääni (em finlandês) são termos que designam divisões administrativas utilizadas respectivamente na Suécia e, anteriormente, na Finlândia.
A designação "län" é usada na Suécia desde 1718, atualmente em paralelo com "região" (region). Na Finlândia, a designação "lääni"/"län" era aplicada às antigas províncias, eliminadas em 1 janeiro de 2010.[1][2]
O termo também é por vezes utilizado em outros países, especialmente como uma tradução da palavra russa oblast. Durante o período em que a Finlândia era parte do Império Russo (1809-1917), e o russo foi adotado como língua oficial a par do sueco, passou a ser sinônimo da palavra guberniya.
A palavra significa literalmente feudo. Os termos utilizados são distintos para os dois países, onde a Suécia optou por traduzir o termo como "condado" enquanto a Finlândia prefere "província".
Com uma tradição administrativa compartilhada abrangendo séculos, terminando apenas em 1809, esta é uma separação, por convenção, ao invés de por distinção. O termo corresponde razoavelmente bem o termo inglês "condado", mas não tão bem o termo americano "condado" que é geralmente muito menor em população, mais como sueco "Kommun ou Comuna".
A razão pela qual a Suécia optou por traduzir o termo para "county" é que, em Sueco e Inglês, a palavra "provins"/"province" passou a significar coisas diferentes. No Império sueco, todas as terras conquistadas se tornaram provinser (províncias); A lei sueca, que concedeu a pessoas comuns, muito mais liberdade e influência do que qualquer outra legislação europeia no momento, não foi estendido a eles, permanecendo confinado ao landskap (no plural) que constituem o coração da Swedish-and-Finnish (correspondendo aproximadamente nos dias atuais Suécia e Finlândia). Exemplos da antiga sueca provinser são Estónia e Pomerânia Sueca. Outra razão é que na educação, a Suécia, preferiu inglês britânico sobre inglês americano. "County" (condado) é uma tradução razoável do inglês britânico de Län.
Em ambos os países, um län/lääni é um braço do poder executivo do governo nacional, e não tem autonomia nem poder legislativo. A subdivisão län/lääni nem sempre correspondem às províncias tradicionais, que são chamados landskap (singular e plural) em sueco (incluindo as partes da Finlândia onde se fala o sueco) e maakunnat (singular maakunta) em finlandês.
Historicamente, o termo guberniya (em russo: губе́рния) foi utilizado para a län/lääni no Grão-Ducado da Finlândia como parte da Rússia de 1809-1917. Ver Províncias do Grão-ducado da Finlândia.
O governador tem o título landshövding (Sueco), maaherra (Finlandês). Ele é nomeado pelo governo, e preside sobre o länsstyrelse (Sueco) ou lääninhallitus (Finlandês) - traduzido como "Conselho Administrativo do Condado" e "Secretaria de Estado Provincial", respectivamente.