Língua manide

Hoje, Língua manide é um tema altamente relevante, discutido e analisado em diversas áreas. Da política à ciência, Língua manide chamou a atenção de especialistas e do público em geral. O seu impacto é inegável e a sua influência estende-se a diferentes aspectos da sociedade moderna. Neste artigo exploraremos em profundidade os vários aspectos de Língua manide, suas implicações e possíveis soluções. Da sua história ao seu futuro, mergulharemos em uma análise detalhada que busca lançar luz sobre este tema de grande importância na atualidade.

Manide (Camarines Norte Agta)
Falado(a) em: Filipinas
Região: Camarines Norte, Luzon
Total de falantes: 3.800 (2010)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésia
  Filipina
   Manide–Alabat]]
    Manide (Camarines Norte Agta)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: abd

Manide é uma língua filipina falada perto da província de Camarines Norte na península de Bicol do sul de Luzon nas Filipinas. Manide é falado por quase 4 mil Negritos pessoas, a maioria das quais vivendo nas cidades de Labo, Jose Panganiban e Paracale.[1] Muitas das crianças da população da etnia Manide ainda crescem falando Manide.

História

Por volta de 1903 e 1924, John M. Garvan (1963) visitou as comunidades filipinas de Negritso na região de Luzon e, naquela época, Manide era a língua registrada que foi documentada um século atrás.[1][2]

Fonologia

Consoantes[3]
Labial Alveolar Velar Glotal
Oclusiva surda p t k ?
Oclusiva sonora b d g
Fricativa s h
Nasal m n ŋ
Lateral l
Vibrante r
Semivogal w y
Vogais
i u
e () o
a


Notas

  1. a b Lobel, Jason William. "Manide: An Undescribed Philippine Language." Oceanic Linguistics 49.2 (2010): 478-510. .
  2. Garvan, John M. 1963. The Negritos of the Philippines. Wiener Beiträge zur Kulturgeschichte und Linguistik Band XIV. Vienna: Ferdinand Berger Horn. (Published posthumously from field notes taken by Garvan between 1903 and 1924.)
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome :1

Ligações externas