No artigo de hoje, vamos nos aprofundar no fascinante mundo de La Bayadère. Desde as suas origens até ao seu impacto na sociedade atual, exploraremos todos os aspectos relacionados com La Bayadère. Iremos nos aprofundar em sua história, analisar suas principais características e examinar sua relevância hoje. La Bayadère tem sido objeto de interesse e debate há décadas, e é hora de aprofundar seu significado e importância. Prepare-se para uma viagem fascinante por La Bayadère e descubra tudo o que este tema tem a oferecer!
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. |
La bayadère é um balé em três atos e cinco cenas, com música de Ludwig Minkus,[1] coreografias de Marius Petipa[1] e libreto de Marius Petita e Sergei Khudenov,[1] teve estréia mundial em 1877, no Teatro Mariinsky de São Petersburgo.
O ballet narra a história de Nikya, (dançarina do templo) e de Solor, (jovem guerreiro), que são apaixonados planejam fugir juntos e juram fidelidade diante do fogo sagrado. Mas Solor esquece de seu juramento quando Rajá, satisfeito com o presente que recebeu de Solor oferece a mão de sua filha Gamzatti em casamento.
Ao saber disso, Nikiya encontra-se com Gamzatti revela o seu amor por Solor e implora que o deixe para ela. Gamzatti tenta comprar Nikya com jóias e presentes ela recusa e desesperada ameaça Gamzatti com um punhal. Chocada com seu próprio gesto, foge.
No noivado de Solor e Gamzatti, Rajá ordena que Nikya dance com as demais dançarinas, durante a dança ela recebe uma cesta de flores na qual havia um serpente venenosa, ela é mordida e agoniza. O Sacerdote Brâmane diz que a salva se ela aceitar pertencer-lhe.
Após isso, Solor fica com remorso, Magdaveya querendo distraí-lo daquelas sombrias disposições, oferece ópio para fumar. Ele adormece e sonha com Nikya; a seus olhos apresentam-se os espectros das bailadeiras.
Solor é levado para se casar com Gamzatti, quebrando o juramento a Nikya. A profecia da Bailadeira realiza-se, acontece uma terrível trovoada e o templo cai em ruínas. Dos escombros aparece Nikya, que vem buscar Solor para viverem seu amor na eternidade.