Lago Bonneville

No artigo de hoje queremos abordar o tema Lago Bonneville, tema que tem sido objeto de debate e discussão nos últimos tempos. Lago Bonneville é um tema de grande relevância na sociedade atual, pois afeta inúmeras pessoas em diversos aspectos de suas vidas. Ao longo deste artigo nos aprofundaremos nos diferentes aspectos relacionados a Lago Bonneville, oferecendo uma visão detalhada e analítica que permite ao leitor compreender melhor a importância e o impacto deste tema na atualidade. Ao explorar diferentes perspetivas e argumentos, pretendemos proporcionar uma visão ampla e completa de Lago Bonneville, contribuindo assim para o enriquecimento do conhecimento sobre este tema tão relevante.

O lago Bonneville num mapa da parte centro-ocidental da América do Norte.

O lago Bonneville foi um lago pré-histórico pluvial que cobriu muita da parte oriental da região grande da bacia de América do Norte. A maior parte da sua extensão está no atual território do estado de Utah, embora pequenas partes estivessem no que hoje é Idaho e Nevada.

Formado há cerca de 32 mil anos, o lago Bonneville existiu até cerca de 14,5 mil anos atrás, quando uma grande porção do lago foi liberada através do Red Rock Pass em Idaho. Após a inundação de Bonneville. Muitas das características geológicas únicas da grande bacia são devidas aos efeitos do lago.[1]

Em mais de 300 metros de profundidade e mais de 51 mil km² de área, o lago era quase tão grande quanto o atual lago Michigan e significativamente mais profundo. Com a mudança no clima, o lago começou a secar. Desse fenômenos surgiram o Grande Lago Salgado, lago Utah, lago Sevier, lago Rush e o Pequeno Lago Salgado[2].

Referências

  1. «The Lake Bonneville Flood». Consultado em 21 de dezembro de 2016 
  2. Morgan, Dale L (1947). The Great Salt Lake. Salt Lake City, University of Utah Press. p. 22. ISBN 0-87480-478-7.