Lago Issel

No mundo de hoje, Lago Issel é um tema que tem se tornado cada vez mais relevante. Tanto em ambientes acadêmicos quanto na vida cotidiana, Lago Issel tornou-se um tema de interesse para uma grande variedade de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até às suas implicações na cultura e na economia, Lago Issel tem suscitado um debate constante e gerado uma grande quantidade de investigação e análise. Neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Lago Issel e seu impacto em vários aspectos da vida hoje. Analisaremos desde suas origens até sua influência hoje, com o objetivo de fornecer um panorama completo e detalhado deste tema tão relevante nos dias de hoje.

Issel
Lago Issel
Localização
Coordenadas 52° 49′ N, 5° 15′ L
País Países Baixos
Características
Área * 1 100 km²
Profundidade média 5 a 6 m
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

Lago Issel[1] (em neerlandês: IJsselmeer) é um lago pouco profundo com 1 100 quilômetros quadrados de área nos Países Baixos centrais, nas províncias de Flevolândia, Holanda do Norte e Frísia, com uma profundidade média de 5 a 6 m. O Issel é o maior lago na Europa Ocidental. Recebe o nome por causa do Issel, o rio que para ele drena por um lago menor, o Quetel. O Issel foi criado em 1932 quando um mar interior, o Zuiderdê, foi fechado por um dique de 32 km, o Afsluitdijk.

A utilização de duas maiúsculas no nome é causada pelo facto de a letra IJ não ser dígrafo na língua neerlandesa, sendo escrita com ligadura tipográfica.

Referências

  1. Forma registrada pelos dicionários Aurélio e Houaiss, verbete "sálio2".