No mundo de hoje, Landtag tornou-se um tema de grande relevância e interesse para uma grande variedade de pessoas. Do seu impacto na sociedade às suas implicações na indústria, Landtag é um tema que continua a gerar debate e reflexão. À medida que estudos e pesquisas continuam a revelar novas facetas de Landtag, a sua importância na nossa vida diária torna-se evidente. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Landtag e sua influência em diversas áreas, com o objetivo de compreender melhor seu alcance e significado hoje.
Uma Landtag (Dieta) é uma assembleia representativa, como a câmara dos deputados, com alguma autoridade legislativa, de uma entidade política chamada Land (isto é, Estado, país, território) na Alemanha e na Áustria.
Na sociedade feudal, o sistema formal de classes tinha reflexo na composição da assembleia 'representativa' do Estado, embora seu nome melhor descrito fosse estamentos: não tinha o propósito de refletir a opinião pública, mas uma expressão fixa do poder estabelecido com reconhecimento formais dos privilégios, incluindo o direito de representação (garantido a muitos aristocratas e prelados, bem como a determinadas cidades) ou ter representação como eleitor no colégio onde teria direito a um ou mais assentos.
Em alguns dos Estados germânicos que eram conhecidos por Land, o nome de tais assembleias estatais era Landtag, análogo ao Reichstag (a Dieta imperial, principalmente composta pela maioria dos príncipes da igreja e Estados hereditários mais as Cidades Imperiais). A composição exata obviamente variava enormemente e podia mudar a qualquer tempo, como resultado dos privilégios concedidos ou perdidos, entidades seccionadas ou fundidas, mudanças de fronteiras, etc.
Como o Império Austríaco e o Reino da Prússia evitaram de 'importar a revolução' francesa e Napoleão Bonaparte estava contente por manter as monarquias satélites na maior parte dos territórios germânicos sob seu controle (membros da Confederação do Reno), os princípios mais democráticos do iluminismo teriam menos efeito nos territórios de língua alemã, ou apenas muito mais tarde.
Nos estados constitutivos da república federal da Alemanha e da Áustria, no independente Liechtenstein e na província autónoma de Bolzano (Autonome Provinz Bozen — Südtirol ), etnicamente de maioria germânica, uma Landtag é um poder legislativo unicameral.
Nem todos os estados da Alemanha têm um corpo chamado de Landtag: nas cidades-estados o poder legislativo é chamado de Abgeordnetenhaus (em Berlim) ou, nos casos de Hamburgo e Bremen, de Bürgerschaft.
O Bundestag é a câmara de deputados (assembleia parlamentar) que, junto com o Bundesrat (representante dos dezesseis Länder alemães), constitui o corpo legislativo federal da Alemanha.
Em sete casos as modernas Landtage são as sucessoras democráticas das correspondentes Kronlands imperiais. As exceções são as cidades de Viena (que pertencia a Kronland da Baixa Áustria) e Burgenland (que pertencia ao reino da Hungria, por união pessoal).
O parlamento nacional bicameral da Áustria, o "Bundesversammlung "assembleia federal", consiste de um Nationalrat (Conselho Nacional) diretamente eleito e um Bundesrat (Conselho Federal).
Na província autónoma de Bolzano (Autonome Provinz Bozen — Südtirol ), Itálica, etnicamente de maioria germânica, o conselho provincial é chamado de Landtag.
No Principado de Liechtenstein o parlamento nacional é chamado de Landtag de Liechtenstein.