Las Villas (Salamanca)

Hoje, Las Villas (Salamanca) é um tema de grande relevância e interesse para um público amplo. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Las Villas (Salamanca) assumiu um papel de liderança na sociedade atual, gerando múltiplos debates, discussões e desenvolvimentos em diversas áreas. Da academia e da ciência aos negócios e à política, Las Villas (Salamanca) chamou a atenção de especialistas e fãs. Neste artigo exploraremos as diferentes facetas e dimensões de Las Villas (Salamanca), analisando o seu impacto e relevância no contexto atual. Sem dúvida, Las Villas (Salamanca) é um tema que merece ser aprofundado e discutido em profundidade.

Regadios em Cordovilla.
Instalação de etanol em Babilafuente.

Las Villas é uma comarca da província de Salamanca, na comunidade autónoma de Castela e Leão, Espanha. Os seus limites não se correspondem com uma divisão administrativa, mas com uma demarcação histórico-tradicional e agrária.[1][2]

Geografia

Las Villas situa-se a noroeste da província de Salamanca e ocupa uma superfície de 197,28 km².

A sua paisagem caracteriza-se pelos sempre verdes campos de regadio. Isto é possível graças ao rio Tormes e o Canal de Villoria.

Demarcação

Compreende 11 concelhos: Aldealengua, Aldearrubia, Arabayona de Mógica, Babilafuente, Cordovilla, Encinas de Abajo, Huerta, Moríñigo, San Morales, Villoria e Villoruela. Considera-se à Villoria como o centro principal ou capital do território.[1][2]

Referências

  1. a b Llorente Maldonado, Antonio. «Las comarcas históricas y actuales de la provincia de Salamanca» (em espanhol). Centro de Estudios Salmantinos. La comarca de Las Villas podemos considerarla constituida por los municipios de Arabayona de Mógica, Villoruela, Villoria, Babilafuente, Moríñigo, Cordovilla, Encinas de Abajo, Huerta, Aldearrubia, San Morales y Aldealengua (página 130) 
  2. a b Grande del Brío, Ramón (1999). «Villoria, una villa en el corazón de una vega»