A questão Legio II Armeniaca é um tema de grande relevância atualmente. Cada vez mais pessoas estão interessadas em aprender mais sobre Legio II Armeniaca e como isso afeta suas vidas diárias. Neste artigo, exploraremos detalhadamente tudo relacionado a Legio II Armeniaca, desde suas origens até seu impacto na sociedade atual. Analisaremos diferentes perspectivas e opiniões de especialistas na área de Legio II Armeniaca, com o objetivo de fornecer uma visão completa e objetiva sobre este tema. Além disso, examinaremos também as últimas tendências e novidades relacionadas a Legio II Armeniaca, para que o leitor fique por dentro das informações mais atualizadas. Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre Legio II Armeniaca!
Legio secunda Armeniaca ou Legio II Armeniaca ("Segunda legião armênia") foi uma legião pseudocomitatense do final do Império Romano, criada provavelmente no final do século III. Seu nome pode ter sido originalmente uma referência ao fato de ela ter sido parte da guarnição das províncias armênias, mas esta unidade, juntamente com sua gêmea, a I Armeniaca, parece ter sido de fato parte do exército imperial romano.
Aparentemente, esta legião construiu um acampamento militar em Satala[1]. Segundo Amiano Marcelino,[2] em 360, a II Armeniaca estava sediada em Bezabde com a II Flavia Virtutis e a II Parthica quando Sapor II cercou e conquistou a cidade, matando todos os seus habitantes. A II Armeniaca, porém, sobreviveu e foi citada na "Notitia Dignitatum" como estando sob o comando do dux mesopotamiae.