Leopoldo Peres

Neste artigo exploraremos o tema Leopoldo Peres, que tem despertado grande interesse nos últimos anos. Leopoldo Peres é um tema que tem gerado uma ampla gama de opiniões e discussões em diversas áreas, desde a academia até o público em geral. Ao longo deste artigo iremos analisar os diferentes aspectos relacionados com Leopoldo Peres, desde as suas origens até à sua influência na sociedade actual. Examinaremos também as diferentes perspectivas e abordagens que foram adoptadas para abordar esta questão, bem como o seu impacto em diferentes contextos. Através de uma análise abrangente e objetiva, procuramos lançar luz sobre Leopoldo Peres e fornecer uma visão abrangente para melhor compreender a sua importância e relevância hoje.

 Nota: Se procura o político amazonense, sobrinho deste, veja Leopoldo Peres Sobrinho.
Leopoldo Peres

Leopoldo Peres
Deputado estadual pelo Amazonas
Período 1934-1937
Deputado federal pelo Amazonas
Período 1946-1948
Dados pessoais
Nascimento 9 de agosto de 1901
Cabo de Santo Agostinho, PE
Morte 26 de novembro de 1948 (47 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Alma mater Universidade Federal do Amazonas
Partido PSD
Profissão advogado, professor, jornalista

Leopoldo Carpinteiro Peres (Cabo de Santo Agostinho, PE, 9 de agosto de 1901Rio de Janeiro, RJ, 26 de novembro de 1948) é um advogado, professor, jornalista e político brasileiro que foi deputado federal pelo Amazonas.[1]

Dados biográficos

Filho de Manoel Carpinteiro Peres e Maria da Paz de Gusmão Carpinteiro Peres. Aos seis anos mudou para Manaus junto com a família e em 1922 formou-se advogado na Universidade Federal do Amazonas. Professor no Ginásio Amazonense e no Colégio Dom Bosco, elegeu-se deputado estadual constituinte em 1934, mas perdeu o mandato por conta do Estado Novo.[1] Membro do Conselho Administrativo do Amazonas, fundou e presidiu a Associação Amazonense de Imprensa, foi sócio da Associação Brasileira de Imprensa e ainda secretário da Academia Amazonense de Letras, além de promotor de justiça em Manaus e professor da Universidade Federal do Amazonas.

Retornou à política ao eleger-se deputado federal[2] pelo PSD em 1945, falecendo no exercício do mandato.[3]

Referências