Neste artigo, pretendemos explorar o fascinante mundo de Liljeholmen e tudo o que ele representa. Desde as suas origens até à sua influência hoje, este tema tem captado o interesse de pessoas de todas as idades e profissões. Nas próximas páginas analisaremos detalhadamente suas características, impacto e possíveis repercussões futuras. Sem dúvida, Liljeholmen é um tema que não deixa ninguém indiferente e que merece ser conhecido na íntegra.
Liljeholmen é um bairro da cidade de Estocolmo, situado na zona de Söderort e integrado na comuna de Estocolmo. Integra a freguesia de Hägersten-Liljeholmen.
Em 1860, Liljeholmen tornou-se o primeiro subúrbio situado fora dos limites da cidade de Estocolmo. Constituiu uma comunidade pertencente ao município de Brännkyrka até 1913, ano em que viria a ser incorporado em Estocolmo.
Actualmente, Liljeholmen possui indústria e escritórios em Årstadal, apartmentos em Nybohov, Nyboda e no lago Trekanten. Encontram-se em construção novas áreas comerciais à volta da praça central e nas antigas áreas industriais perto de Årstaviken, fazendo parte integrante de diversos projectos para aumentar o núcleo interior de Estocolmo.
Constitui a décima maior estação do metropolitano local, com cerca de 37 000 passageiros por dia. Situa-se a cerca de 3,4 km da estação de Slussen, tendo sido inaugurada em 5 de Abril de 1964, em simultâneo com a inauguração da linha então chamada t-bana 2, que mais tarde viria a ser designada por linha vermelha.
Sofreu obras de remodelação no início da década de 2000, tendo sido convertida de estação ao ar livre para estação coberta. Nas suas imediações, foram nessa altura construídas uma nova praça e novas lojas.