No mundo de hoje, Livro Verde tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. A importância de Livro Verde foi reconhecida por especialistas de diversas áreas, que destacaram o seu impacto na sociedade moderna. Desde o seu surgimento, Livro Verde tem suscitado debates e reflexões em torno da sua influência em diferentes aspectos da vida cotidiana. Neste artigo exploraremos em profundidade o significado e as implicações de Livro Verde, analisando as suas diferentes dimensões e a sua relevância no contexto atual.
O Livro Verde (em árabe: الكتاب الأخضر) é um livro escrito pelo então líder líbio Muammar al-Gaddafi, publicado originalmente em 1975. A obra descreve sua visão sobre a democracia e sua filosofia política.
O livro é formado por três partes:
O Livro Verde rejeita a democracia liberal moderna, e encoraja a instituição de uma forma de democracia direta[1] baseada em comitês populares. Os críticos afirmam que Gaddafi usaria estes comitês na prática como ferramentas de repressão política autocrática.
Uma tradução para o inglês foi feita pelo governo líbio, e uma edição bilíngua (inglês e árabe) foi lançada em Londres por Martin, Brian & O'Keeffe, em 1976.