Lucas van Leyden

No mundo atual, Lucas van Leyden se tornou um tema de grande relevância e interesse para todos os tipos de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua importância no campo científico, Lucas van Leyden é um tema que desperta curiosidade e debate em diversos setores. Ao longo da história, Lucas van Leyden tem sido objeto de estudo e pesquisa, gerando um grande corpo de conhecimento que continua a ser explorado e questionado até hoje. Portanto, é de grande interesse aprofundar os diferentes aspectos que Lucas van Leyden abrange, desde as suas origens até às suas implicações na vida quotidiana.

Lucas van Leyden
Lucas van Leyden
Lucas van Leydenen autoerretratua
Nascimento Lucas Huighensz Jacobsz
maio de 1494
Leida
Morte 1533 (38–39 anos)
Leida
Cidadania Northern Low Countries
Progenitores
  • Huygh Jacobsz.
Ocupação pintor, gravador, artista visual
Obras destacadas Inner left wing of a diptych with Christ as the Man of Sorrows, Last Judgement, Crucifixion of Christ
The Fortune Teller, no Louvre

Lucas van Leyden (Leiden, 1494 — Leiden, 8 de Agosto.[1][2][3] de 1533), também chamado Lucas Hugensz ou Lucas Jacobsz, foi um gravador e pintor dos Países Baixos, um dos primeiros representantes holandeses da pintura de gênero e é considerado um dos melhores gravadores na história da arte. Ele era aluno de seu pai e de Cornelis Engelbrechtsz.

Em 1514, entrou para a Guilda de São Lucas, em Leiden. Visitou Antuérpia e Middelburg, em 1527, onde conheceu Jan Mabuse. Dürer foi a maior influência em sua carreira, mas, diferente do mestre alemão, se concentrava em cenas da vida diária e caricaturas. Deixou uma grande obra, apesar da morte precoce.

Lucas é universalmente considerado uma das grandes figuras do design gráfico (ele fez obras em água-forte e xilogravura, bem como desenhos).

Ver também

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Lucas van Leyden

Referências