Luigi Zampa

No artigo a seguir será discutido detalhadamente o tema Luigi Zampa, que é de grande relevância hoje. Serão analisados ​​diferentes aspectos relacionados a Luigi Zampa, como sua origem, evolução, influência na sociedade atual, bem como possíveis perspectivas futuras. Estudos e pesquisas recentes que proporcionam uma maior compreensão de Luigi Zampa também serão examinados. Da mesma forma, serão apresentadas diferentes opiniões e pontos de vista de especialistas no assunto, a fim de oferecer uma análise completa e objetiva do tema. Não perca este artigo interessante sobre Luigi Zampa!

Luigi Zampa
Luigi Zampa
Nascimento 2 de janeiro de 1905
Roma
Morte 16 de agosto de 1991 (86 anos)
Roma
Sepultamento Campo di Verano
Cidadania Itália, Reino de Itália
Filho(a)(s) Fabrizio Zampa
Alma mater
Ocupação diretor de cinema, roteirista
Distinções
  • Nastro d'Argento for Best Subject
  • Nastro d'Argento for Best Screenplay

Luigi Zampa (Roma, 2 de janeiro de 1905 - Roma, 16 de agosto de 1991) foi um diretor de cinema italiano.

Biografia

Ele fez o curso de Engenharia, mas abandonou-o na metade para fazer teatro. O passo seguinte foi um estágio no Centro Experimental de Cinema, onde passou a escrever roteiros, estreando como diretor na década de 1940.

Ganhou prestígio em 1946 quando dirigiu Aldo Fabrizi em "Viver em Paz", uma comédia recheada de elementos dramáticos. Essa foi aliás a sua marca, realizar comédias que tivessem uma boa dose dramática inserida nelas.

Seus filmes mais conhecidos foram "Cidade da Perdição"; "A Romana" com Gina Lollobrigida e "Bisturi, a Máfia Branca" com Enrico Maria Salerno.

Filmografia

Como diretor

Redator