Língua alsaciana

No mundo de hoje, Língua alsaciana tornou-se um tema de interesse crescente para todos os tipos de pessoas. Com a chegada da era digital, da globalização e dos avanços tecnológicos, Língua alsaciana ganhou uma relevância inusitada no nosso dia a dia. Quer estejamos a falar do seu impacto na sociedade, na economia, na política ou mesmo na cultura popular, Língua alsaciana encontra-se no centro das atenções de investigadores, especialistas e fãs. Neste artigo, exploraremos as diferentes facetas de Língua alsaciana e sua influência em vários aspectos de nossa vida diária.

Área de uso do alsaciano e do conjunto de dialetos ditos alemânicos

Alsaciano ou alsácio (em alemânico: Elsässerditsch; em francês lorenês: Elsässerdeitsch; em francês: Alsacien; em alemão: Elsässisch ou Elsässerdeutsch) é um dialeto baixo-alemânico, falado na região da Alsácia (capital Estrasburgo), em França, junto à Alemanha. Um dialeto do alsaciano é falado nos Estados Unidos pelos chamados amixes suecos, cujos ancestrais emigraram para lá em meados do século XIX. Aproximadamente 7 000 falantes estão localizados principalmente em Condado de Allen, Indiana.[1]

Referências

  1. Thompson 1994, p. 69-91.

Bibliografia

  • Thompson, Chad (1994). «The Languages of the Amish of Allen County, Indiana: Multilingualism and Convergence». Anthropological Linguistics. 36 (1)