Neste artigo iremos nos aprofundar no fascinante mundo de Macedônia (região), um tópico que tem chamado a atenção de acadêmicos, cientistas e amadores. Desde o seu impacto na sociedade até às suas aplicações na vida quotidiana, Macedônia (região) provou ser um tema de interesse universal. Nesta linha exploraremos a sua história, a sua evolução e as suas possíveis implicações futuras. Junte-se a nós nesta viagem de descoberta e reflexão sobre Macedônia (região), um tema que, sem dúvida, deixou a sua marca no mundo de hoje.
Macedónia (região) | |
![]() | |
Macedónia (Grécia) | Macedônia do Norte |
A Macedônia (português brasileiro) ou Macedónia (português europeu) é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa.
Definir os limites da Macedônia é tarefa difícil, em razão das múltiplas descrições adotadas pelos diferentes países da área. No final do século XIV, com a gradual conquista do sudeste da Europa pelos otomanos, o nome "Macedônia" desapareceu como designação administrativa por vários séculos e raramente era exibido em mapas.[1] O nome só foi recuperado no século XIX, com a ascensão do nacionalismo macedônico.[2][2][3][4] De todo modo, o termo, na sua mais ampla acepção, refere-se à região situada entre o rio Nestos e os montes Ródope, a leste; a montanha Osogovo, o Montenegro e a cordilheira dos Bálcãs, ao norte; as montanhas Jablanica e os lagos de Ocrida e de Prespa, a oeste; os montes Gramos e o monte Olimpo, ao sul.
A região geográfica da Macedônia é atualmente dividida entre a Grécia (52,4%), a Macedônia do Norte (35,8%), a Bulgária (10,1%), a Albânia (1,4%) e a Sérvia (0,3%). Cabe notar que a região não é homogênea - nem do ponto de vista geográfico, nem étnico.
Μακεδών (Makedón) está relacionado com o grego μᾰκεδνός (makednós, "alto, magro"). Ambos os adjetivos derivam tradicionalmente da raiz indo-européia *mak- ou *meh2k-, que significa "longo, esguio", cognato com o grego poético makednós ou mēkedanós "longo, alto", dórico mãkos e ático mẽkos "comprimento", latim macer "magro" e protogermânico *magraz "magro". A mesma raiz e significado foram devidamente atribuídos ao nome tribal dos macedônios, que é comumente explicado como significando "os altos" ou "montanheses" em grego.[5]
Macedonian nationalism did not arise until the end of the last century.
However, in the nineteenth century the term Macedonian was used almost exclusively to refer to the geographic regionISBN 0521274591