Mangue-vermelho

Hoje em dia, Mangue-vermelho tornou-se um tema de grande importância e interesse para um amplo espectro da sociedade. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Mangue-vermelho assumiu um papel de liderança nas conversas tanto local como internacionalmente. Quer se trate de um tema controverso, de uma figura pública relevante, de um acontecimento histórico ou de um fenómeno social, Mangue-vermelho captou a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo. Neste artigo, exploraremos plenamente o impacto que Mangue-vermelho teve em diferentes aspectos da vida moderna, bem como as implicações que surgem da sua relevância hoje.

Mangue-vermelho

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Rhizophoraceae
Género: Rhizophora
Espécie: R. mangle
Nome binomial
Rhizophora mangle
L.
Rhizophora mangle - MHNT

O mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, é uma espécie típica de manguezal.

O nome da árvore é assim dado pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie.

A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. Neste tipo de raízes (pneumatóforas), há estruturas especiais (lenticelas), cuja função é a respiração.

A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos) que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.

Referências

  1. Ellison, A.; Farnsworth, E.; Moore, G. (2015). «Rhizophora mangle». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2015: e.T178851A69024847. doi:10.2305/IUCN.UK.2015-1.RLTS.T178851A69024847.enAcessível livremente