No mundo de hoje, Mar de Camotes é um tema de constante debate e interesse para um amplo espectro de pessoas. Desde o seu impacto na sociedade até à sua relevância na cultura popular, Mar de Camotes conseguiu captar a atenção de pessoas de todas as idades, géneros e profissões. Ao longo da história, Mar de Camotes tem sido objeto de estudo, análise e discussão, o que tem levado a uma maior compreensão das suas implicações e repercussões em diferentes áreas. Neste artigo exploraremos a importância de Mar de Camotes e como ela evoluiu ao longo do tempo, bem como sua influência no mundo moderno.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Maio de 2019) |
O mar de Camotes é um dos mares interiores do arquipélago filipino. É um pequeno mar que geralmente se considera parte do mar das Filipinas (por sua vez parte do oceano Pacífico), situado no grupo das ilhas Visayas.
Administrativamente, as suas águas e costas pertencem às Filipinas, estando incluídos nas regiões de Visayas Centrais (região VII) (províncias de Bohol e Cebu) e Visayas Orientais (região VIII) (província de Leyte).
O nome do mar provém do grupo de ilhas que se encontram nele situadas, as homónimas ilhas Camotes, cujo nome tem origem em camotes, uma palavra usada pelos espanhóis para as batatas (de origem mexicano, do náhuatl, camohtli).
As principais cidades da zona são Ormoc City (177 524 hab. em 2007) e Baybay (102 526 hab.), na província de Leyte, e Cebu (798 809 hab.), na província de Cebu.