No mundo atual, Mars Surveyor 2001 Lander tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um público cada vez mais amplo. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua importância no contexto atual, Mars Surveyor 2001 Lander continua a ser tema de debate e análise em diversas áreas. Da esfera acadêmica à esfera popular, Mars Surveyor 2001 Lander continua a gerar interesse e a provocar reflexões sobre suas implicações e consequências para o mundo contemporâneo. Neste artigo exploraremos diferentes aspectos relacionados a Mars Surveyor 2001 Lander, analisando suas implicações, sua evolução ao longo do tempo e sua relevância no contexto atual.
Mars Surveyor 2001 Lander foi uma sonda espacial que deveria ir a Marte em Maio de 2000 após as missões falhas Mars Climate Orbiter e Mars Polar Lander ao final de 1999; a sonda acompanhava a nave Mars Surveyor 2001 Orbiter, renomeada de 2001 Mars Odyssey, e foi lançada em 24 de Outubro de 2001.
A sonda foi construída para a NASA sob contrato da Lockheed Martin. o design básico do pousador da sonda é idêntico ao do Mars Polar Lander, que deveria ser o primeiro da série de pousadores "Mars Surveyor" de baixo custo enviados à Marte. Devido ao cancelamento da missão, custos maiores que o planejado e problemas técnicos causados pelo design do pousador e o rover Anthena planejado foi substituído por um menor, réplica do Sojourner, que era parte integrante da missão Mars Pathfinder. O Anthena só pousou em Marte mais tarde, em dois rovers na missão Mars Exploration Rovers de 2004. O segundo destes, MER-B Opportunity, pousou no alvo que era da Mars Surveyor 2001 Lander, Meridiani Planum.
Mars Surveyor 2001 Lander também deveria levar um instrumento à borto, o MIP (Mars ISPP Precursor), que deveria mostrar a produção de oxigênio a partir da Atmosfera de Marte,[1], bem como testar a tecnologia de células solares e métodos para mitigar o efeito da poeira marciana nos sistemas de energia.[2]
A sonda em si foi guardada e depois usada como o pousador da missão Phoenix; e se encontra na região polar norte do planeta. A Phoenix leva a bordo três instrumentos que foram originalmente construídos para a missão Mars Surveyor 2001 Lander: