Matriz esparsa

Neste artigo, exploraremos o tópico Matriz esparsa em profundidade. Desde a sua origem até ao seu impacto na sociedade atual, analisaremos todas as facetas de Matriz esparsa e a sua relevância em diferentes contextos. Através de uma abordagem multidisciplinar, examinaremos as diversas perspectivas que existem em relação a Matriz esparsa e exploraremos como ela evoluiu ao longo do tempo. Além disso, discutiremos a sua influência em áreas como a cultura, a economia e a política, e refletiremos sobre o seu futuro num mundo em constante mudança. Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta sobre Matriz esparsa e tudo o que esse conceito envolve.

Visualização gráfica de uma matriz esparsa, em que os elementos iguais a zero são representados em branco, e aqueles diferentes de zero em preto.

Uma matriz é dita esparsa quando possui uma grande quantidade de elementos com valor zero[1] (ou não presentes, ou não necessários).[2]

Matrizes esparsas têm aplicações em problemas de engenharia, física (por exemplo, o método das malhas para resolução de circuitos elétricos ou sistemas de equações lineares). Também têm aplicação em computação: armazenamento de dados (e.g., planilhas eletrônicas)

A matriz esparsa é implementada através de um conjunto de listas ligadas que apontam para elementos diferentes de zero. De forma que os elementos que possuem valor zero não são armazenados.

Referências

  1. «SciPyPackages/Sparse». Consultado em 23 de agosto de 2012. Arquivado do original em 8 de julho de 2012 
  2. Weisstein, Eric W. «Matriz esparsa». MathWorld (em inglês)