Mingyinyo

Hoje em dia, Mingyinyo adquiriu importante relevância na sociedade atual. Seja pelo seu impacto na cultura popular, pela sua influência na tomada de decisões políticas ou pela sua relevância no campo científico, Mingyinyo tem captado a atenção de pessoas de todas as idades e origens. Neste artigo, exploraremos detalhadamente o fenômeno Mingyinyo e seu impacto em diferentes aspectos da vida diária. Desde as suas origens até à sua evolução hoje, analisaremos detalhadamente como Mingyinyo deixou a sua marca na sociedade e como continua a afetar o nosso quotidiano.

Mingyinyo
မင်းကြီးညို
Mingyinyo
Mingyinyo
မင်းကြီးညို
Monarca
Antecessor(a) Min Sithu
Sucessor(a) Tabinshwehti
Dados pessoais
Nascimento 1459 (ME: 871)
Taungû
Morte 24 de novembro 1530, com 71 anos
Taungû
Religião Budismo Teravada

Minkyinyo (birmanês: ?မင်းကြီးညို; ou Mingyinyo; c. 1459 - 24 de novembro de 1530) foi o "rei" da cidade de Taungû a sul do reino de Ava de 1485 a 1530 e foi o primogenitor da Dinastia Taungû que governaria a Birmânia durante outros 200 anos.

Mingyi Nyo era filho de Maha Thinkhaya e Min Hla Nyet.[1]

Na teoria, a Monarquia de Toungoo ou Taungû, era tributária da Monarquia do Ava. Contudo, guerra entre as duas monarquias durante algum tempo fez que Taungû conseguisse conservar certa independência. Mingyinyo pertendia ser descendente de Narathihapate, o último rei do Pagão e Thihathu o primeiro rei de Pinya.

Em 1510, declarou a sua independência sobre Ava fundando assim a dinastia.

Em 1527, aproveitou indirectamente da queda de Ava contra os invasores Shan de Mohnyin ou de Thibaw: a população e a administração birmanesa de Ava fugiu então para Taungû, que tornou-se um novo centro político da Birmânia.

Mingyinyo morreu em 1530 e foi sucedido por seu filho Tabinshwehti.

Referências

  1. Hmannan Vol. 2 2003: 173

Bibliografia

Precedido por
Fundador
Dinastia Taungû
1510-1530
Sucedido por
Tabinshwehti