Moldávios

No artigo que apresentamos hoje vamos abordar o tema Moldávios, tema que tem despertado o interesse de muitas pessoas ao longo da história. Moldávios é um tema complexo e fascinante que abrange uma ampla gama de aspectos e tem repercussões em diversas áreas da sociedade. Ao longo dos anos, Moldávios tem sido alvo de inúmeros estudos, debates e controvérsias, o que tem contribuído para enriquecer a nossa compreensão deste tema. Neste artigo, propomos explorar diferentes facetas relacionadas a Moldávios, desde sua origem até seu impacto hoje, oferecendo uma visão abrangente e diversas perspectivas que permitem ao leitor se aprofundar neste emocionante tema.

Moldavos
População total: ~ 3,6 - 10 milhões
População significante em: Roménia:
6-7 milhões[1]

República da Moldávia:
   2.741.849 (2004)
Ucrânia:
   258.619 (2001)
Rússia:
   172.330 (2002)
Portugal:
   14.053 (2007)

Idioma: Romena
Religião: Predominantemene ortodoxos.
Moldávios (distribuição)

Os moldávios, moldávicos ou moldavos são uma população autóctone do território do antigo Principado da Moldávia, que hoje é predominantemente dividido entre a República da Moldávia, a região romena da Moldávia e pequenas partes da Ucrânia. Alguns estudiosos sustentam que os moldávios constituem parte do povo romeno, enquanto outros reconhecem que sejam um grupo étnico separado.

Na atualidade, o maior número de pessoas que se autodeclaram moldávias residem na República da Moldávia, onde este grupo constitui pouco mais de 76% da população.

Na Romênia, os estudos censitários não identificam os moldávios como etnia diferente dos romenos.

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 11 de setembro de 2008. Arquivado do original em 7 de outubro de 2008