Neste artigo iremos nos aprofundar em Monoamina, tema de grande relevância e interesse na atualidade. Nessa linha exploraremos diferentes aspectos relacionados a Monoamina, com o objetivo de oferecer uma compreensão profunda e completa do mesmo. Desde as suas origens ao seu impacto na sociedade atual, até à sua evolução ao longo do tempo, analisaremos todas as facetas de Monoamina para fornecer aos nossos leitores uma perspectiva enriquecedora e em constante evolução. Através de uma abordagem detalhada e multidisciplinar, pretendemos oferecer uma visão holística que nos permita compreender plenamente a importância e o significado de Monoamina no contexto atual.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Janeiro de 2017) |
Monoaminas são substâncias bioquímicas derivadas de aminoácidos através do processo de descarboxilação. As principais monoaminas são as catecolaminas (a saber dopamina, norepinefrina, epinefrina), originadas da tirosina; a serotonina derivada da triptamina e a histamina que vem da histidina.
As monoaminas atuam no corpo humano como neurotransmissores, sendo a norepinefrina, a serotonina e a dopamina as mais abundantes no sistema nervoso central.