No mundo de hoje, Morfossintaxe tornou-se um tema de grande relevância e interesse. Com o avanço da tecnologia e da globalização, Morfossintaxe vem adquirindo cada vez mais importância em diversas áreas da sociedade. Do nível pessoal ao profissional, Morfossintaxe impactou a forma como as pessoas interagem e se relacionam de diferentes maneiras. Neste artigo iremos explorar as diversas facetas de Morfossintaxe e a sua influência no nosso quotidiano, analisando a sua relevância em diferentes vertentes, desde o entretenimento à saúde e educação.
Este artigo não cita fontes confiáveis. (Dezembro de 2013) |
Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa.Julho de 2011) ( |
Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. Trata de classe das palavras, emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, oração e período, termos da oração, classificação de orações, vozes do verbo e colocação de pronome.
A morfologia refere-se à classe gramatical de uma palavra (nome, adjetivo, artigo, pronome, quantificador, advérbio, preposição, conjunção, interjeição). A sintaxe refere-se à função sintática dessas palavras, isto é, a função que exercem na oração. Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração.
Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática. A morfossintaxe, portanto, nada mais é do que a junção de uma análise morfológica com uma análise sintática.
Flexões do Verbo: