Mosteiro de São João, o Teólogo

No mundo de hoje, Mosteiro de São João, o Teólogo tornou-se um tema de grande relevância e interesse para um amplo espectro de pessoas. Seja pelo seu impacto na sociedade, pela sua relevância histórica ou pela sua influência em diferentes áreas, Mosteiro de São João, o Teólogo tem captado a atenção e a curiosidade de indivíduos de todas as idades e profissões. Ao longo dos anos, Mosteiro de São João, o Teólogo tem sido objeto de debate, análise e estudo, gerando uma grande quantidade de informações e opiniões sobre o assunto. Neste artigo exploraremos os diferentes aspectos, perspectivas e possíveis implicações de Mosteiro de São João, o Teólogo, abordando sua importância sob diversas perspectivas e oferecendo uma visão abrangente do tema.

Centro Histórico (Chora) com o Mosteiro de São João o Teólogo e a Caverna do Apocalipse na Ilha de Patmos 

Chora de Patmos

Tipo Cultural
Critérios iii, iv, vi
Referência 942
Região Europa e América do Norte
País  Grécia
Coordenadas 37° 18′ N, 26° 33′ L
Histórico de inscrição
Inscrição 1999

Nome usado na lista do Património Mundial

  Região segundo a classificação pela UNESCO

O Mosteiro de São João o Teólogo (em grego: Μονή Αγίου Ιωάννου του Θεολόγου) é um mosteiro ortodoxo situado na ilha de Patmos na Grécia.

Foi incluído como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1999.

História

Em 1088 o imperador bizantino Aleixo I Comneno deu a ilha de Patmos ao soldado-pastor João Cristódulo. A maior parte do mosteiro foi completada por Cristódulo três anos depois; ele fortificou muito o exterior por causa das ameaças de pirataria e de dos turcos.[1] 330 raros manuscritos encontram-se na biblioteca, sendo 82 do Novo Testamento.[2]

Em 2012, moravam 40 monges neste mosteiro.

Galeria

Referências

  1. «Monastery of St. John, Patmos». 20 de julho de 2010. Consultado em 13 de dezembro de 2010 
  2. Manuscripts by place no INTF.

Ligações externas